A Polícia Civil da Bahia e a Neoenergia Coelba realizaram nesta terça-feira (16) uma operação conjunta em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e flagraram furto de energia elétrica em quatro imóveis comerciais e residenciais. A ação recebeu o nome de Operação Curto-Circuito.
Segundo informações divulgadas pela distribuidora, o volume total desviado nos imóveis chega a aproximadamente 530 mil quilowatts-hora (kWh). Para ter uma ideia da grandeza do número: essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer cerca de 6 mil residências durante um mês inteiro.
As equipes percorreram os bairros Cidade Nova e Centro, além do distrito de Humildes. Ao todo, cinco imóveis foram inspecionados, e quatro deles apresentaram indícios de fraude ou furto de energia, de acordo com a concessionária.
Dois suspeitos — um homem e uma mulher — foram conduzidos à Central de Flagrantes (Cenflag) de Feira de Santana para prestar esclarecimentos. Após serem ouvidos pela autoridade policial, os dois foram liberados.
A gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Narah Rank, alertou que as ligações clandestinas comprometem diretamente a qualidade do fornecimento de energia e ainda representam riscos concretos à população, como choques elétricos e incêndios. A executiva reforçou que a empresa atua "de forma contínua e estruturada no combate ao furto de energia em toda a Bahia", com investimento constante em tecnologia e equipes especializadas para identificar e eliminar as fraudes.
O cenário em Feira de Santana não é novo. Somente de janeiro a abril de 2026, operações realizadas em diferentes regiões da Bahia já resultaram na recuperação de 107 GWh de energia — suficiente para abastecer 820 mil residências por um mês, ou a própria cidade de Feira de Santana por 15 dias.
No Brasil, o furto de energia gerou prejuízo de R$ 10,3 bilhões em 2024, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na Bahia, a prática tem crescido de forma expressiva, com mais de 250 "gatos" identificados por dia.
A distribuidora ressaltou que o furto de energia provoca prejuízos para toda a sociedade, comprometendo a qualidade do fornecimento, sobrecarregando a rede elétrica e oferecendo riscos à população. Além disso, os consumidores regulares acabam arcando com parte das perdas geradas pelos desvios.
A Operação Curto-Circuito contou com a participação do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Leste), da 1ª Coorpin de Feira de Santana, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), do DPT e da Neoenergia Coelba. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba, na aba de Denúncia de Irregularidade.







