O Ministério Público Federal (MPF) protocolou um pedido para a reavaliação da decisão que revogou a prisão do executivo Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e de mais quatro diretores vinculados à instituição. A solicitação foi feita à desembargadora federal Solange Salgado da Silva no sábado, 29 de novembro, após a liberação dos investigados, que ocorreu no dia anterior.
O procurador regional da República, Felício de Araújo Pontes Júnior, fundamentou o pedido de restabelecimento da prisão como parte da Operação Compliance Zero, que investiga uma suposta fraude bilionária relacionada a carteiras de crédito do Banco Master. Os cinco executivos estiveram detidos por 12 dias antes da decisão que, segundo o MPF, poderia permitir que eles fugissem, destruíssem provas ou ocultassem bens.
A decisão de revogar a prisão previa a imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. Contudo, o procurador argumentou que tais medidas seriam ineficazes, considerando que os investigados teriam acesso a recursos logísticos e tecnológicos que facilitariam a continuação das atividades criminosas.
“Os elementos dos autos revelam que a continuidade delitiva pode ser facilmente mantida por meios telemáticos e por intermédio de terceiros”, afirmou Pontes Júnior, reiterando a preocupação com uma possível evasão do país em curto espaço de tempo.
Com o pedido agora nas mãos da desembargadora, o futuro dos envolvidos na Operação Compliance Zero permanece indefinido, com a expectativa de novos desdobramentos na investigação.







