Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

"Kekeu" do CV chega à Bahia e é transferido para presídio de segurança máxima em Serrinha

Kleber "Kekeu" desembarcou em Salvador neste sábado e foi levado pelo Graer até Serrinha; esposa fica presa na capital

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
16 de maio, 2026 · 12:45 2 min de leitura
Imagem: Portal ChicoSabeTudo
Imagem: Portal ChicoSabeTudo

O líder do Comando Vermelho preso na Bolívia chegou à Bahia neste sábado (16) e foi transferido diretamente para o Presídio de Segurança Máxima, localizado na cidade de Serrinha. O transporte foi realizado por helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia. A esposa, presa junto com ele, ficará custodiada em uma unidade prisional na capital baiana, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Publicidade

Identificado como Kleber Nóbrega Pereira, conhecido como "Kekeu", ele é apontado como um dos principais líderes do Comando Vermelho no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. Junto com a esposa, Micaely Santos Silva, o criminoso foi preso na madrugada do último domingo (10) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde o casal vivia em uma mansão de alto padrão avaliada em R$ 6 milhões, no bairro do Equipetrol.

A captura fez parte da Operação Artemis, ação integrada entre a SSP-BA, a Polícia Federal, a Polícia Civil da Bahia, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e a força antidrogas boliviana FELCN. Após a prisão, o casal foi extraditado e ficou detido em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, até ser transferido definitivamente para o sistema penitenciário baiano.

As investigações apontam que "Kekeu" coordenava o tráfico de drogas e armas para os estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, além de ser suspeito de envolvimento em homicídios, lavagem de dinheiro, corrupção de menores e roubos. Já Micaely era responsável pela movimentação financeira da organização e pela articulação do esquema de lavagem de dinheiro.

Publicidade

Segundo a SSP-BA, a prisão do casal representa a sexta captura de lideranças de facções criminosas baianas em território boliviano somente em 2026, reforçando o padrão de criminosos que usam Santa Cruz de La Sierra como esconderijo e base de operações fora do Brasil.

Leia também