Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Justiça solta 'Ralado' e outros 17 investigados em esquema milionário de laranjas

Apontado como operador de fraudes que chegam a R$ 500 milhões, Thiago Branco de Azevedo deixou a prisão cinco dias após se entregar.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
01 de abril, 2026 · 17:46 1 min de leitura

A Justiça Federal determinou, nesta terça-feira (31), a soltura de 18 pessoas que haviam sido presas durante a Operação Fallax. Entre os beneficiados pela decisão está Thiago Branco de Azevedo, o 'Ralado', considerado pela Polícia Federal como o principal articulador de um esquema de fraudes bancárias.

Publicidade

As investigações apontam que o grupo movimentou cerca de R$ 500 milhões através de empresas de fachada. Essas empresas, registradas em nome de 'laranjas', serviriam para lavar dinheiro tanto para a facção criminosa Comando Vermelho quanto para executivos da holding de investimentos Fictor.

Thiago estava preso há apenas cinco dias. Ele se apresentou às autoridades na última sexta-feira, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, após passar dois dias foragido. Na ocasião, ele passou por audiência de custódia e teve a prisão mantida, mas agora ganhou a liberdade por ordem judicial.

Além de 'Ralado', a juíza Maria Isabel do Prado também autorizou a liberação da companheira dele, Glaucia Juliana Iglesias, e do cunhado, Julio Ricardo Iglesias. Todos são investigados por integrar a rede que sustentava o esquema financeiro ilícito.

Publicidade

A Operação Fallax segue apurando o alcance das fraudes e a participação de cada envolvido na estrutura montada para enganar instituições bancárias e ocultar o patrimônio das organizações envolvidas.

Leia também