Na tarde de sábado, 10 de fevereiro, o empresário Janilson Dias Mascarenhas faleceu após um incidente nas águas próximas à Península de Maraú, localizada na Costa do Dendê, Bahia. Mascarenhas se envolveu em um acidente enquanto pilotava uma moto aquática, o que resultou em sua queda no mar.
Durante a queda, Mascarenhas sofreu um impacto na região frontal da cabeça, necessitando de atendimento emergencial. Uma embarcação que estava passando pelo local prestou os primeiros socorros até a chegada da Marinha do Brasil. A equipe da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlheus) foi acionada, porém, ao chegarem, o empresário já havia sido resgatado.
Mascarenhas foi então transferido para a embarcação de casco semi-rígido (ECSR) “Dourado”, da DelIlheus, onde recebeu atendimento inicial. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi chamado ao local para realizar procedimentos de emergência. Apesar dos esforços de resgate e atendimento, o empresário, proprietário de uma rede de supermercados, não resistiu e veio a falecer.
As autoridades marítimas anunciaram a abertura de um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para investigar as circunstâncias que levaram ao acidente fatal. Este procedimento tem como objetivo esclarecer os detalhes do ocorrido e determinar as possíveis causas do acidente.