Connect with us

Cenário Político

Datafolha: Em simulação de 1º turno, Lula tem 43% ante 26% para Bolsonaro

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada hoje mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 43% das intenções de voto em simulação de primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar com 26%.

Na sequência estão os pré-candidatos Sergio Moro (Podemos), com 8%, e Ciro Gomes (PDT), com 6%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado André Janones (Avante) estão empatados com 2%. Outros nomes listados na simulação somam 3%.

O Datafolha testou um cenário sem Doria e com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), como candidato. Neste caso, Janones varia para 3%, Leite marca 1%.

Os cenários de primeiro turno da pesquisa divulgada hoje não podem ser comparados com dados apurados no levantamento anterior do Datafolha, realizado em dezembro, pois não há coincidência no rol de possíveis candidatos apresentado aos entrevistados.

Naquela ocasião, Lula marcou 48% ante 22% para Bolsonaro num teste de primeiro turno que tinha apenas cinco concorrentes no cartão de respostas. Agora o Datafolha testou cenários com nove e com dez concorrentes.

Três meses atrás, o Datafolha também testou um cenário com um número mais amplo de postulantes. Na época, porém, o carão de respostas mostrava nomes que posteriormente saíram da corrida presidencial, como o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o do senador Alessandro Vieira (que trocou o Cidadania pelo PSDB de SE).

A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas entre os dias 22 e 23 de março. A pesquisa foi contratada pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o código 08967/2022.

Mais Lidas