CHICOSABETUDO
    Municipios

    SAC inicia emissão da nova CIN em 27 postos na Bahia

    A nova Carteira de Identidade Nacional será emitida gratuitamente em 27 unidades na Bahia, começando em 24 de outubro.

    21/11/2025 às 18:51

    A partir de segunda-feira (24), o SAC inicia a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 27 postos, com atendimento 100% por ordem de chegada. A nova modalidade já está disponível nos postos localizados em Salvador, incluindo Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai, além de 21 unidades no interior da Bahia.

    Publicidade

    Os referidos postos do interior incluem cidades como Alagoinhas, Barreiras, Brumado, e Feira de Santana. Com esta mudança, o SAC avança para maior agilidade no atendimento, já que as carretas do SAC Móvel também seguem a mesma metodologia de atendimento por ordem de chegada.

    No entanto, é importante ressaltar que o SAC Barra oferece atendimento híbrido, com atendimentos por ordem de chegada pela manhã e agendamento à tarde. O mesmo ocorre nos postos SAC Busca Vida, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Em contrapartida, os postos como Cajazeiras, Bela Vista e Salvador Shopping fazem atendimentos apenas por agendamento.

    A nova CIN, que também é a primeira via de identidade para os cidadãos, será gratuita. O documento tem informações adicionais como CPF, condições de saúde e possibilidade de inclusão do nome social. Além disso, a versão digital estará disponível no GOV.BR três dias após a emissão física, contendo um QR Code para validação.

    A validade da CIN varia de acordo com a faixa etária do cidadão: cinco anos para crianças até 12 anos incompletos, dez anos para cidadãos de 12 a 60 anos incompletos e validade indeterminada para aqueles acima de 60 anos. A obrigatoriedade da nova identidade não se inicia até março de 2032, permitindo um prazo para que a população se organize e não tenha que se apressar.