Última hora
PMPA - 5736
Municipios

Rua Dom Quirino fechada por 20 dias: obras de macrodrenagem mudam o trânsito em Aracaju

A Emurb executa intervenção no sistema de escoamento de águas pluviais da região, com bloqueio entre as avenidas Airton Teles e João Ribeiro; SMTT indica rotas alternativas.

Redação ChicoSabeTudo
17 de junho, 2026 · 03:36 2 min de leitura
Obras de macrodrenagem em via urbana de Aracaju com agentes de trânsito orientando condutores
Obras de macrodrenagem em via urbana de Aracaju com agentes de trânsito orientando condutores

Quem passa pela rua Dom Quirino, em Aracaju, precisará mudar a rota. A partir desta quinta-feira (18), um trecho da via está interditado para a execução de obras de macrodrenagem pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A previsão é que os serviços levem cerca de 20 dias para ser concluídos.

Publicidade

Nesta primeira etapa, o bloqueio ocorre entre as avenidas Airton Teles e João Ribeiro. No total, a obra integra um conjunto de melhorias que será executado ao longo da rua Dom Quirino, no segmento entre as avenidas Airton Teles e Engenheiro Gentil Tavares.

As alterações temporárias no tráfego são resultado das obras de macrodrenagem executadas pela Emurb, que têm como objetivo ampliar a eficiência do sistema de drenagem da região, melhorando a canalização e o escoamento das águas pluviais.

Com a execução dos serviços, a expectativa é reduzir transtornos causados por alagamentos e contribuir para melhores condições de mobilidade e segurança viária. Aracaju tem histórico de pontos críticos de inundação durante o período chuvoso, e obras estruturais como essa fazem parte do esforço municipal de ampliar a capacidade de resposta da cidade diante de eventos climáticos.

Publicidade

Durante o período de bloqueio, segundo a Prefeitura de Aracaju, os condutores deverão utilizar como rotas alternativas as avenidas Simeão Sobral e Airton Teles. Agentes de trânsito acompanharão a operação para orientar os condutores e minimizar os impactos na circulação de veículos.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização temporária instalada no local e, sempre que possível, a planejar os deslocamentos com antecedência para evitar retenções.

As obras na rua Dom Quirino integram um investimento superior a R$ 58 milhões autorizado pela Prefeitura de Aracaju, que também contempla intervenções de drenagem urbana e manejo de águas pluviais em trechos como a avenida Coelho e Campos e o canal da avenida Airton Teles, sob a avenida Simeão Sobral, nos bairros Santo Antônio e Industrial.

O objetivo é solucionar problemas históricos de alagamentos, enchentes e inundações nessas regiões. Com investimento superior a R$ 34 milhões na frente de drenagem, a obra deve beneficiar diretamente mais de 42 mil pessoas.

O monitoramento diário das demandas e a atuação simultânea das equipes em diferentes regiões da cidade têm fortalecido o trabalho preventivo de manutenção da drenagem urbana, contribuindo para o pleno funcionamento da rede e para a redução de pontos de alagamento. A população que identificar dispositivos de drenagem obstruídos pode registrar solicitações pelo WhatsApp (79) 98818-5428.

Leia também