As obras do Hospital e Maternidade Regional Universitário de Paulo Afonso (HUPA) seguem em ritmo acelerado. Com os trabalhos chegando a quase 30% de execução, a construção da nova unidade avança no município. O canteiro de obras recebeu visitas de autoridades e dirigentes da universidade nas últimas semanas para acompanhar o andamento.
O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e a equipe gestora da instituição e do Hospital Universitário (HU-Univasf) realizaram visita técnica ao local, percorrendo a edificação pelas salas de observação, emergência, obstetrícia, centro cirúrgico e UTI, cuja construção avança rapidamente.
Para a construção do hospital, estão sendo investidos R$ 148,9 milhões por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, do governo do Estado e também da Eletrobras. A construtora responsável pela execução da obra é a Metro Engenharia.
O novo Hospital Universitário também será maternidade e contará com 165 leitos, dos quais 20 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. Com 14.468 metros quadrados de área construída, o hospital terá uma unidade anexa ao prédio principal que vai sediar o Centro de Estudos e Pesquisas, destinado às atividades acadêmicas. Além disso, haverá Centro Cirúrgico e Obstétrico com sete salas cirúrgicas, três quartos PPP (parto, pós-parto e puerpério) e 10 consultórios para atendimento ambulatorial.
A nova unidade hospitalar vai atender 53 municípios da Região Interestadual de Saúde Pernambuco–Bahia. O hospital será vinculado à Univasf e gerido pela Ebserh, com estrutura voltada para atendimentos de alta complexidade.
A unidade também já foi planejada para funcionar como hospital universitário, com um amplo Centro de Ensino e Pesquisa com auditório para 100 pessoas, salas de aula, sala de simulação realística e núcleo de pesquisa — sendo campo de prática para os estudantes de graduação do curso de medicina ofertado pela Univasf.
O reitor da Univasf lembrou que a construção do novo hospital é resultado de uma luta histórica, que teve início com a implantação do Campus Paulo Afonso, em 2013, e o ingresso da primeira turma do curso de Medicina já no ano seguinte. Para o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, "com esse novo HU, nós iremos dar um passo muito importante em relação à excelência da oferta de serviço de saúde com a possibilidade de ofertar serviços de saúde que hoje não estão disponíveis em Paulo Afonso".
A gestão do Hospital Universitário da Univasf em Paulo Afonso será feita pela Rede HU-Brasil, da qual o HU-Univasf localizado em Petrolina já faz parte desde 2015. A conclusão das obras está prevista para março de 2027.






