Última hora
37391
Municipios

Codevasf entrega Casa do Mel em Delmiro Gouveia neste domingo com R$ 464 mil investidos

Unidade de beneficiamento apícola vai atender produtores do Alto Sertão alagoano, parte de um plano da Codevasf para instalar oito casas do mel em todo o estado.

Redação ChicoSabeTudo
27 de junho, 2026 · 00:23 2 min de leitura
Estrutura de uma Casa do Mel com equipamentos para processamento de mel no sertão alagoano
Estrutura de uma Casa do Mel com equipamentos para processamento de mel no sertão alagoano

A apicultura do Alto Sertão de Alagoas ganha um novo impulso neste domingo com a abertura oficial da Casa do Mel de Delmiro Gouveia. A unidade é resultado de um investimento de R$ 464 mil da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a prefeitura municipal por meio da Secretaria de Agricultura.

Publicidade

A estrutura foi erguida em terreno doado pela prefeitura, com área total de 23,6 hectares, sendo aproveitados 625 m² para a construção da unidade. O projeto atende às exigências do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com a Casa do Mel em funcionamento, os apicultores da região passarão a contar com espaço adequado para processamento, armazenamento e comercialização da produção. Segundo informações divulgadas pela Codevasf, o objetivo é consolidar Delmiro Gouveia como polo de referência na produção de mel, agregando valor ao produto e ampliando o acesso a novos mercados com mais qualidade e segurança sanitária.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, já havia destacado a importância da iniciativa ao afirmar que a unidade "permitirá aos apicultores do município fornecer ao mercado um produto de qualidade com critérios de segurança e produzido a partir de boas práticas, o que ampliará a possibilidade de atingir novos mercados".

Publicidade

A unidade de Delmiro Gouveia faz parte de um conjunto maior de ações da Codevasf no estado. Ao todo, estão previstas oito Casas do Mel em Alagoas, com unidades também nos municípios de Penedo, Traipu, Japaratinga, Senador Rui Palmeira, Roteiro, Girau do Ponciano e Pariconha. A de Japaratinga, por exemplo, recebeu investimento de R$ 471 mil e já está em fase de implantação.

A apicultura tem ganhado força crescente no sertão alagoano. Dados do IBGE apontam que, em 2024, a produção de mel no estado registrou alta de 44%. A Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis) já reúne 130 apicultores de 12 municípios do sertão, a maioria agricultores familiares que têm na criação de abelhas a principal fonte de renda.

A região do Alto Sertão, que inclui Delmiro Gouveia, é apontada por estudos como área com forte potencial apícola. A presença de estruturas como a Casa do Mel é considerada fundamental para que os produtores deixem de vender apenas o mel in natura e passem a beneficiar, padronizar e certificar a produção, acessando mercados mais exigentes e com maior retorno financeiro.

A inauguração marca mais um passo da parceria entre a Codevasf e os municípios banhados pelo Vale do São Francisco no fomento à agricultura familiar e ao desenvolvimento econômico sustentável do sertão.

Leia também