Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Esportes

Vitória vence Barcelona de Ilhéus e Chagas destaca ajustes pontuais

Após vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona de Ilhéus, técnico Rodrigo Chagas revela que mudanças nas peças e não na tática impulsionaram o Vitória.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
01 de fevereiro, 2026 · 23:11 3 min de leitura
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O Vitória conquistou três pontos importantes ao vencer o Barcelona de Ilhéus por 2 a 0 no último domingo (1º), pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. Mais do que o placar, o resultado serviu para o técnico Rodrigo Chagas confirmar suas estratégias. Em entrevista após o jogo, o treinador explicou que a melhora do time no segundo tempo não veio de uma mudança no esquema tático, mas sim na escalação e na forma como os jogadores atuaram.

Publicidade

Rodrigo Chagas foi direto ao ponto. "

A gente não mudou a plataforma, mudamos as peças. O objetivo era ter um time mais agudo, que arriscasse um pouco mais
", afirmou ele. O técnico reconheceu que o Vitória enfrentou muitas dificuldades na primeira parte do jogo, principalmente com a organização defensiva do adversário. A solução, segundo ele, veio com ajustes no meio-campo, mantendo o modelo de jogo.

Ajustes no meio-campo e destaques individuais

"

No primeiro tempo tivemos muita dificuldade com a organização defensiva do adversário. No segundo tempo, com Eduardo e Ronald, conseguimos organizar melhor o jogo e atacar com mais profundidade
", analisou Chagas. O treinador fez questão de destacar Dudu Miraíma como o jogador que realmente virou o jogo para o Leão. "
Para mim, o Eduardo foi o grande destaque. Ele organiza o jogo, tem chute de fora da área e consegue dar o passe vencedor
", elogiou.

Outra peça fundamental vinda do banco foi Luis Miguel. A entrada dele trouxe a agressividade que o Vitória precisava para atacar a defesa adversária. "

O Miguel é um jogador mais agudo, que ataca a última linha, é driblador. A gente sabia que isso poderia acontecer
", destacou o técnico. Chagas ainda avaliou que o placar de 2 a 0 poderia ter sido ainda maior, considerando as chances criadas pela equipe.

Sistema com três zagueiros e valorização da base

Publicidade

Questionado sobre a manutenção do sistema com três zagueiros, Rodrigo reforçou que o debate não deve focar apenas na formação, mas sim nas características dos jogadores. "

Não é se o jogador é bom ou ruim. É característica. O que faz diferença é quem está executando dentro da plataforma. Adiantamos o Felipe Vieira, o Luan passou a apoiar mais, deixando de ser só zagueiro para ser também um lateral pelo lado
", explicou, mostrando como o posicionamento foi crucial.

Além da análise tática, o treinador fez questão de ressaltar a importância da base do clube. O Vitória terminou a partida com nada menos que sete atletas formados nas categorias de base em campo. "

É difícil um clube fazer isso. O Vitória vem oportunizando a garotada, e eles estão aproveitando. Já era um incômodo meu (não ter vencido com a equipe alternativa). Essa vitória veio num bom momento
", confessou Chagas. Ele reiterou que o Campeonato Baiano, para o clube, também serve para preparar novos talentos para as demandas futuras da equipe principal.

Com esse triunfo, o Vitória somou nove pontos, retornou ao G-4 do Campeonato Baiano e agora ocupa a vice-liderança da competição após seis rodadas. A equipe de Rodrigo Chagas mostra que, mesmo com ajustes pontuais e apostando na base, consegue se manter forte no torneio estadual.

Leia também