O cadastramento de vendedores ambulantes interessados em atuar nas festas populares de Salvador, na Bahia terminou na quinta‑feira (16). A maior parte das inscrições foi feita pela internet — o prazo terminou às 23h59 no site indicado pela prefeitura; quem não tinha acesso online pôde se inscrever presencialmente nas Prefeituras‑Bairro até as 17h do mesmo dia.
Até a manhã de quinta, o sistema registrou mais de 38,5 mil inscrições, das quais 3.137 foram realizadas diretamente nas unidades das Prefeituras‑Bairro. Esse total supera o registrado no ano anterior, quando foram anotadas cerca de 35 mil inscrições.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) explica que o número se refere ao total de inscrições — não ao número de pessoas: o mesmo trabalhador pôde candidatar‑se para atuar em mais de uma festa. Ao todo, foram oferecidas cerca de 9 mil vagas para o conjunto de eventos, que incluíram:
- Festival Virada Salvador;
- Lavagem do Bonfim;
- Lavagem de Itapuã;
- Festa de Iemanjá (2 de fevereiro);
- circuitos pré‑carnavalescos e o Carnaval.
Como foi a seleção
Os inscritos foram avaliados e selecionados pela Semop por meio de uma pontuação baseada em critérios sociais e profissionais. Em linhas gerais, os critérios consideraram:
- 4 pontos para quem é residente de Salvador;
- 1 ponto por cada ano de trabalho nas festas em que pretende atuar, limitado a 2 pontos;
- 1 ponto por curso relacionado à atividade, limitado a 2 pontos;
- 1 ponto para chefe de família monoparental feminina;
- 1 ponto para idoso aposentado.
O titular da Secretaria, Décio Martins, detalhou os critérios adotados pela Semop.
"Os critérios são os seguintes: 4 pontos se você é residente de Salvador; se trabalhou nas últimas festas em que pretende desenvolver novamente as suas atividades, você tem um ponto por cada ano, limitado a dois pontos; se você fez cursos na atividade que você pretende desenvolver, também um ponto a cada curso realizado, limitado a dois pontos; se você é chefe de família monoparental feminina, mais um ponto; e se é idoso aposentado, também um ponto."
Em caso de empate na pontuação, a Semop informou que haverá preferência pelo candidato de maior idade; se o empate persistir, seria realizado um sorteio eletrônico, conforme previsto no edital publicado no Diário Oficial do Município em 12 de setembro.
A lista com as pontuações estava programada para ser divulgada em 29 de outubro, após a fase de recursos; o resultado final foi previsto para publicação em 1º de dezembro, segundo o cronograma oficial.
Resumindo: a procura superou as vagas — mais de 38,5 mil inscrições para cerca de 9 mil vagas — e agora o processo segue pelas etapas de avaliação, recursos e divulgação dos resultados.

