Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Cultura

Daniela Mercury se revolta com mudança em desfile de 30 anos no Carnaval de Salvador

Daniela Mercury expressa indignação nas redes sociais após Bloco Crocodilo perder prioridade na abertura do circuito Barra-Ondina no Carnaval de Salvador, mencionando "apagamento".

Redação ChicoSabeTudoRedação · Cultura
15 de fevereiro, 2026 · 17:27 2 min de leitura
Após determinação da justiça o bloco da cantora não poderá abrir o circuito.
Após determinação da justiça o bloco da cantora não poderá abrir o circuito.

A cantora Daniela Mercury não escondeu sua revolta nas redes sociais após uma mudança na programação do desfile do Bloco Crocodilo no Carnaval de Salvador, na Bahia. Neste ano, ela celebra três décadas à frente do bloco, e a alteração na ordem de saída gerou um desabafo forte sobre o que chamou de "apagamento" da história.

Publicidade

Inicialmente, o Bloco Crocodilo, um dos mais tradicionais da folia baiana, estava marcado para abrir o Circuito Barra-Ondina às 15h30 deste domingo. No entanto, uma decisão judicial concedeu ao Olodum o direito de iniciar o cortejo, empurrando o bloco de Daniela para mais tarde, às 17h.

"Apagamento" e 30 anos de história

Daniela Mercury usou suas redes sociais para expressar a frustração. Ela contou que havia conseguido, por meio de um processo judicial, a prioridade para abrir o circuito. O argumento era que o Crocodilo foi pioneiro no trajeto desde 1996, levando o carnaval para a Barra-Ondina. Contudo, após um recurso do Olodum, a Justiça reverteu a decisão.

"Ninguém queria desfilar na Barra. NINGUÉM. Desta página, escrevemos um livro. São 30 anos de história. Três décadas de construção. E nem o apagamento que nós mulheres sofremos vai apagar o brilho deste domingo", declarou a cantora, mostrando que, apesar da chateação, a festa continuaria.

Publicidade

A direção do Bloco Crocodilo anunciou que vai recorrer novamente da decisão, buscando o "reconhecimento de um direito histórico". O bloco também denunciou um "apagamento gradual" que, segundo eles, vêm sofrendo nos últimos anos.

O histórico do Bloco Crocodilo na Barra-Ondina

Malu Verçosa Mercury, empresária e responsável pela gestão do Crocodilo, explicou o contexto da situação. Ela contou que o primeiro desfile do bloco na Barra-Ondina, em 1996, nos domingos, segundas e terças de carnaval, inspirou outros blocos alternativos que antes não desfilavam nesses dias e circuito. Blocos como Me Leva, Brother, Fecundança e Adrenalina seguiram Daniela, sendo encaixados antes dela por determinação da gestão municipal da época.

Com o passar dos anos, esses blocos deixaram de existir. Mas, mesmo assim, o Bloco Crocodilo não foi recolocado na primeira posição, sendo sempre preterido nos desfiles. Essa explicação dá mais força à fala de Daniela sobre o "apagamento" e a luta por seu espaço histórico no Carnaval.

Enquanto Daniela e o Bloco Crocodilo lutam pelo que consideram seu direito, a decisão da Justiça foi celebrada por Jorginho Rodrigues, presidente do Olodum.

"A cantora de vocês vai fazer o melhor desfile dos últimos 30 anos. O MELHOR. Laroyê, Exu. Padilha está solta e girando. Levem seus leques! 🪭", escreveu ele, comemorando a abertura do circuito pelo seu bloco.

Mesmo com a mudança e a controvérsia, Daniela Mercury mantém o espírito de festa. Ela convocou seus fãs para o desfile que agora será às 17h, prometendo um dia histórico para celebrar os 30 anos de fundação do Circuito Barra-Ondina e a coragem dos foliões do Bloco Crocodilo.

Leia também