A Pirâmide de Miquerinos, localizada no planalto de Gizé, no Egito, pode ter uma entrada secreta, segundo apontam novos estudos realizados por pesquisadores da Universidade do Cairo e da Universidade Técnica de Munique. As investigações, parte do projeto ScanPyramids, revelaram a existência de duas cavidades no lado leste da pirâmide, levantando questões sobre a possibilidade de acessos não descobertos desde sua construção.
Construída durante o reinado do faraó Menkaure entre 2.490 e 2.472 a.C., a Pirâmide de Miquerinos é a menor das três pirâmides de Gizé. A entrada principal se localiza na parte norte, no entanto, uma área composta por blocos polidos no lado leste chamou a atenção dos pesquisadores, visto que esses materiais são normalmente encontrados apenas nas entradas das pirâmides. Essa observação gerou especulações sobre a presença de uma entrada adicional.
A ideia de uma possível entrada secreta foi sugerida pelo pesquisador Stijn van den Hoven em 2019. Os pesquisadores do ScanPyramids, interessados em investigar essa hipótese, realizaram testes de resistividade elétrica, radar de penetração do solo e testes ultrassônicos nas áreas suspeitas. Após três anos de análise, as metodologias empregadas resultaram na identificação de duas cavidades próximas uma da outra, com medidas de aproximadamente 1,4 metro e 1,13 metro, respectivamente.
Christian Grosse, professor da Universidade de Munique, declarou que “a hipótese de outra entrada é muito plausível, e nossos resultados nos aproximam significativamente da sua confirmação”. Entretanto, enfatizou que ainda é necessário coletar mais dados para assegurar qualquer conclusão definitiva sobre as novas descobertas.
O projeto ScanPyramids já havia realizado investigações anteriores na Grande Pirâmide de Gizé, onde foram encontradas áreas vazias que indicam que as estruturas milenares ainda podem guardar muitos segredos. As novas investigações continuarão, uma vez que esses estudos podem oferecer mais informações sobre as técnicas de construção e a história antiga do Egito.







