Quem mora em Alagoas — ou acompanha o tempo pela região do Baixo São Francisco — deve ficar de olho no céu nos próximos dias. A previsão meteorológica indica aumento progressivo da nebulosidade e chuvas isoladas ao longo desta semana, com intensificação da instabilidade atmosférica a partir de quarta-feira (3).
Entre segunda (1º) e terça (2), Maceió, o Litoral, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco já devem registrar períodos curtos de sol intercalados com muitas nuvens e possibilidade de chuva passageira, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). O tempo, porém, não deve ficar fechado o dia inteiro.
A virada acontece na quarta. A partir desse dia, a instabilidade atmosférica — condição que favorece a formação de nuvens carregadas — se intensifica, e Maceió e o Litoral passam a ter precipitações nos períodos da manhã, tarde e noite. Na Zona da Mata e no Baixo São Francisco, a previsão aponta muitas nuvens e chuvas isoladas ao longo de todo o dia.
No início da semana, o Agreste e as regiões do Sertão e Sertão do São Francisco ficam de fora da chuva. O cenário por lá será mais seco, com sol dominando a tarde e poucas nuvens à noite. A partir de quarta, no entanto, esses territórios também entram na área de influência da instabilidade, com possibilidade de chuva passageira e aumento da cobertura de nuvens.
As temperaturas seguem elevadas. As máximas podem chegar a 29°C nas áreas litorâneas e a 34°C no Sertão, com mínimas em torno de 20°C. A umidade relativa do ar pode atingir até 95%, segundo a Semarh.
O comportamento do tempo em Alagoas está em linha com o padrão esperado para o mês. As médias de precipitação para junho no litoral entre Alagoas e Rio Grande do Norte variam de 300 mm a 400 mm, sendo o primeiro ou o segundo mês mais chuvoso do ano. Influenciada por Distúrbios Ondulatórios de Leste, a faixa litorânea nordestina registra médias de precipitação que facilmente passam dos 200 mm neste período.
No cenário nacional, a previsão para junho indica chuva acima da média em grande parte dos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Já o interior do Nordeste segue sob influência da estiagem típica desta época do ano.
A Semarh informou que acompanha as condições meteorológicas e orienta a população a consultar os boletins atualizados para se preparar para eventuais mudanças na previsão.







