CHICOSABETUDO
    Política

    Prefeitura de Glória divulga comunicado oficial sobre treinamento militar do Exército Brasileiro na região

    Exército realiza treinamento militar em Glória e região da Usina Luiz Gonzaga nos dias 12 e 13 de novembro, com apoio da Prefeitura.

    22/11/2025 às 03:26

    A Prefeitura Municipal de Glória informa que o Exército Brasileiro, por meio da 1ª Companhia de Infantaria, estará realizando um treinamento militar nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, nas proximidades da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (Itaparica).

    Publicidade

    A atividade faz parte do Curso de Ações de Comandos (CAC), conduzido pelo Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp), sediado em Niterói–RJ. O curso é uma das formações de maior destaque do Exército, voltado ao preparo e aperfeiçoamento de militares em operações especiais e situações de combate em ambientes de Caatinga.

    Segundo o comunicado oficial, a operação simulará a defesa das instalações da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, podendo envolver disparos de festim (munição não letal), acionamento controlado de explosivos e outras atividades típicas de adestramento militar.

    O Comando do Exército destacou que não há motivo para preocupação. Todas as ações são realizadas sob rígidos protocolos de segurança, monitoradas por militares especializados e autorizadas pela Diretoria da CHESF, que acompanha o exercício de forma conjunta.

    O treinamento abrangerá também áreas dos municípios de Petrolândia (PE) e Paulo Afonso (BA), integrando esforços para o aprimoramento tático e operacional das Forças Armadas na região.

    A Prefeitura de Glória informa que este tipo de exercício é importante para o preparo das tropas e para a segurança nacional, e solicita a compreensão e o apoio da população gloriense durante o período da atividade.

    Por Assessoria de Comunicação de Glória-BA.