O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, recebeu importantes honrarias na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta semana. Ele foi agraciado com o Título de Cidadão Baiano e a Comenda Dois de Julho, a maior honraria concedida pelo legislativo estadual.
A solenidade que marcou a entrega dos títulos foi conduzida pela presidente da Casa, a deputada Ivana Bastos. A iniciativa reconhece a ligação e o trabalho do ministro em relação ao estado nordestino.
Durante seu discurso, Barroso falou sobre a forte relação de carinho que mantém com a Bahia. Ele destacou o papel histórico do estado, comentando que “a história começa aqui na Bahia”. O ministro ainda lembrou a data de dois de julho, ligada à independência do Brasil, que ele também tem a honra de receber com a comenda.
Barroso continuou sua fala ressaltando como a Bahia foi fundamental na formação do Brasil. Ele descreveu o estado como um lugar extraordinário de diversidade, reunindo europeus, africanos, indígenas e imigrantes. Para o ministro, “a Bahia é provavelmente o símbolo maior da diversidade brasileira, que sempre merece ser comemorada”.