Connect with us

Cenário Político

Lula lança programa de crédito focado em microempreendedores e pequenas empresas

Programa Acredita lançado por Lula visa reestruturar o crédito, com foco em MEIs e microempresas, oferecendo novas linhas de crédito e renegociação de dívidas.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Em uma cerimônia marcada para hoje no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar o lançamento do programa Acredita, destinado a reestruturar o mercado de crédito no Brasil. O plano inclui a criação de linhas de crédito voltadas especialmente para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas, com destaque para o Procred 360, que atenderá negócios com faturamento anual de até R$ 360 mil.

Além disso, será introduzido o Desenrola Pequenos Negócios, que é uma extensão do Desenrola Brasil. Este novo segmento focará na renegociação de dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte. O Desenrola Brasil, que começou em 2023, é um programa do governo federal para renegociação de dívidas de pessoas físicas, com o objetivo de ajudar brasileiros endividados a limparem seus nomes e recuperarem seu potencial de consumo. Inicialmente programado para terminar em dezembro passado, seu prazo foi estendido até maio.

A necessidade de tais medidas foi destacada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, desde novembro do ano passado, e reafirmada em janeiro pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. De acordo com França, dos 15 milhões de MEIs cadastrados no país, cerca de 7 milhões possuem dívidas com o governo, muitas delas originárias de empréstimos contraídos através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), implementado no início da pandemia em 2020.

Mais Lidas