Connect with us

Cenário Político

Lei sancionada por Lula garante saúde bucal para todos no SUS

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Lei Sancionada Por Lula Garante Saúde Bucal Para Todos No Sus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (8) o projeto de lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. Com a medida, a saúde bucal passa a ser um direito garantido por lei e integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) de forma definitiva.

A nova lei nº 8131, de 2017, foi aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2022 e prevê o acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal. Com isso, a oferta de serviços odontológicos não pode ser interrompida ou colocada em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida trará um impacto positivo na qualidade de vida da população, já que a saúde bucal é fundamental para a saúde geral do indivíduo. Para ampliar o atendimento, a pasta anunciou nesta segunda-feira a habilitação de 3.685 novas equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimento, somando um investimento de R$ 136,87 milhões em 2023.

O projeto de lei foi de autoria do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), em parceria com o senador Humberto Costa (PT-PE), e alterou a Lei nº 8.080/1990, visando melhorias na Política Nacional de Saúde Bucal criada em 2003, ainda no primeiro governo Lula, e tornando-a legalmente uma Política Pública de Estado permanente.

Para Solla, a sanção da lei é uma grande conquista para a população, que terá um acompanhamento mais eficiente da sua saúde bucal, evitando extrações dentárias constantes na rede pública de saúde. Ele destacou que a extração contribuiu, por décadas, para manter altos níveis de perdas de dentes na população, deixando milhões de brasileiros desassistidos e sem acesso a tratamentos odontológicos dignos.

Com a sanção da lei, o desafio agora é garantir a perenidade dos serviços públicos odontológicos e o acesso de toda a população às ações integrais, universais e gratuitas de saúde bucal, em conformidade com o que determina a Constituição Federal de 1988. A inclusão da saúde bucal no SUS é um grande passo para a universalização da saúde no país e para garantir que todos os brasileiros tenham acesso aos serviços odontológicos de qualidade.

Mais Lidas