CHICOSABETUDO
    Política

    Grupo de Trabalho para a Copa do Mundo Feminina 2027 em Salvador

    Salvador forma Grupo de Trabalho para organizar eventos da Copa do Mundo Feminina de 2027, incluindo representantes de diversas secretarias.

    22/11/2025 às 05:10

    A Prefeitura de Salvador estabeleceu um Grupo de Trabalho (GT) com a finalidade de desenvolver ações voltadas à qualificação e promoção dos eventos internacionais relacionados à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A cidade será uma das sedes da competição, que contará com jogos na Arena Fonte Nova.

    De acordo com o decreto municipal, o GT será composto por representantes de diversas secretarias da administração pública, sendo que cada órgão deve indicar um titular e um suplente, preferencialmente dentre os seus secretários. A designação dos integrantes será realizada por meio de um ato do prefeito Bruno Reis.

    A coordenação das atividades do grupo caberá ao representante da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que também será responsável por custear as despesas necessárias para a realização das ações de promoção dos eventos, utilizando recursos já previstos na dotação orçamentária da secretaria. A participação no GT será considerada de relevante interesse público, sem remuneração.

    O colegiado contará com membros das secretarias de Governo (Segov), Casa Civil, Fazenda (Sefaz), Cultura e Turismo (Secult), Inovação e Tecnologia (Semit), Saúde (SMS), Comunicação (Secom), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Mobilidade (Semob), Ordem Pública (Semop), além da Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB). Também integram o grupo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Procuradoria-Geral do Município (PGMS) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur).

    A Copa do Mundo de Futebol Feminino, que ocorre desde 1991, terá sua décima edição entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, com a participação de 32 seleções. As equipes serão distribuídas em oito grupos de quatro, com os dois primeiros colocados de cada grupo avançando às oitavas de final. Além de Salvador, outras sete cidades brasileiras sediarão jogos, incluindo Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.