Connect with us

Cenário Político

Glorienses participaram da I Feira Agroecológica

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Glória é um município eminentemente agrícola, onde algumas famílias vivem do cultivo de produtos agroecológicos, sem uso de agrotóxicos em seu processo de plantação. Na manhã dessa terça – feira(25), agricultores dos povoados Serrota e Olhos D´Água dos Coelhos foram expor e comercializar suas mercadorias na I Feira Agroecológica de Paulo Afonso, que aconteceu no Espaço Cultural Raso da Catarina.

Valda Aroucha, presidente da ONG AGENDHA, responsável pela realização da Feira, falou da Importância desse evento – “A ideia dessa Feira é para impulsionar a agricultura familiar e uma vida qualitativa no campo e na cidade, possibilitando o consumo de uma alimentação saudável vinda desse seguimento.

A região tem um potencial agrícola muito grande e a assessoria técnica para extensão rural, fomenta a agricultura agroecológica apoiando na criação desse mercado e possibilitando fazer essa Feira existir de maneira permanente”.

Além da agricultura familiar de Glória, outros municípios também trouxeram seus principais produtos para a Feira, entre eles: a farinha de Pombal; doces, cocadas, mudas de espécies nativas da Caatinga; tapeçaria de Sisal da APAEB; Tecelagem da Malhada Grande; além das fibras de Santa Brígida e Chuquê. Apresentações de poesias e palestras direcionadas a educação agroecológica, também ajudaram a fortalecer e enriquecer o evento.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gilvan Lisboa participou da Feira e foi enfático ao falar do potencial de Glória para a agroecologia

– “O município de Glória tem um grande pontencial nesse seguimento, temos o projeto de agroecologia no Centro Comunitário com frutas e verdura, o nosso mel que tembém é um produto natural, o caprino que é agroecológico…Então, o que faltava era um momento como esse para sensibilizar os produtores que trabalham com esse produtos para maior divulgação do próprio trabalho, uma vez que se trata de alimentação saudável e merecem um destaque pela importância de não trabalhar com uso do agrotóxico”.

Participaram da Feira, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jason Junior, Francisco Barreto que veio como representante do Ministério do Meio Ambiente e Andreia Lima, coordenadora de agricultura e pesca do município de Glória.

Mais Lidas