CHICOSABETUDO
    Política

    Drive Thru Sustentável arrecada recicláveis e roupas no CAB, Salvador

    Drive Thru Sustentável no CAB, em Salvador, recebeu até sexta-feira (31) moradores e servidores que entregaram recicláveis, óleo de cozinha e roupas para doação.

    31/10/2025 às 23:07

    Até sexta-feira (31), das 8h às 15h, servidores públicos estaduais e moradores passaram pelo Drive Thru Sustentável instalado no estacionamento do Memorial Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, Bahia. A ação foi organizada pela Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) por meio do projeto Recicle Já Bahia, com o objetivo de facilitar a entrega de materiais para reciclagem e doação.

    O que foi recolhido

    O ponto de recolhimento recebeu itens variados — do descarte cotidiano a materiais que precisam de logística reversa, além de roupas para doação. Entre os materiais aceitos estavam:

    • papéis, plásticos, vidros e metais;
    • óleo de fritura usado;
    • equipamentos eletrônicos;
    • isopor (poliestireno expandido) e roupas;
    • materiais de reciclagem especial, como lâmpadas, cápsulas de café, filmes de raio‑X e sandálias Havaianas.

    Para incentivar a participação, os organizadores distribuíram brindes sustentáveis — mudas, cadernos, ecobags e vassouras feitas a partir de garrafas PET. Quem entregou óleo de fritura recebeu, como contrapartida, uma garrafa squeeze metálica.

    Destino dos materiais

    Segundo a coordenadora do projeto Recicle Já Bahia, Vanuza Gazar, todo o material arrecadado será destinado a cooperativas de reciclagem e a empresas especializadas que atuam em Salvador e no interior do estado. As roupas recolhidas foram encaminhadas ao Exército da Salvação, em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

    "“É uma ação muito louvável por dar visibilidade às coletas realizadas cotidianamente e por incentivar o respeito ao meio ambiente”, disse o juiz federal Eudóxio Paes, integrante da Comissão de Logística Sustentável da Seção Judiciária da Bahia."

    Os organizadores informaram que os itens coletados seriam encaminhados às entidades e empresas parceiras para triagem e destinação adequada, incluindo processos de reciclagem especial quando aplicável. A distribuição das roupas seguirá o protocolo firmado com o Exército da Salvação e a Alba.