O Governo da Bahia reforçou as ações preventivas para enfrentar os efeitos do El Niño no estado. A medida foi informada em publicação do portal Bahia Notícias e reproduzida pelo site Sudoeste Bahia, que trataram do envio de mensagens de alerta à população.
Segundo essas publicações, o Executivo estadual começou a mandar avisos diretos por WhatsApp para moradores cadastrados nos 417 municípios baianos, usando a base de dados do portal ba.gov.br. Os municípios foram organizados em três faixas de prioridade: 142 na primeira, 150 na segunda e 125 na terceira.
A ação reúne a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom). As mensagens têm caráter preventivo e trazem orientações para lidar com o calor forte, a baixa umidade do ar e o risco de queimadas.
Em nota oficial publicada pela Secom em 8 de outubro, o Inema confirmou a previsão de temperaturas acima de 41 °C e umidade relativa abaixo de 15% no centro-oeste baiano para os dez dias seguintes à divulgação, com pouca chuva na maior parte do estado. A nota não detalha o envio de alertas por WhatsApp nem a divisão dos municípios em faixas de prioridade, informações que constam apenas nas publicações do Bahia Notícias e do Sudoeste Bahia.
Já em reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Programa Bahia Sem Fogo, realizada em 6 de outubro na Secretaria do Meio Ambiente, o coordenador de Meteorologia do Inema, Aldirio Almeida, afirmou que a Bahia está sob influência de um El Niño forte, com mais de 90% de probabilidade de permanência entre outubro e dezembro.
"Os próximos 10 dias serão bastante críticos, com previsão de pouca ou nenhuma chuva e temperaturas que podem chegar a 40, 41 e 42 graus, principalmente no oeste e na região do São Francisco", disse Almeida durante o encontro.
De acordo com o Inema, essa combinação de calor intenso, baixa umidade e temperaturas acima da média histórica aumenta os riscos de incêndios florestais e de problemas de saúde na população ao longo do trimestre. A previsão indica ainda chuvas abaixo da média para o período, com possibilidade de precipitações entre 16 e 17 de outubro.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins, defendeu, durante a reunião do Bahia Sem Fogo, a manutenção da mobilização das equipes diante da tendência de piora do cenário climático nos dias seguintes.
O programa conta atualmente com 192 militares, 44 viaturas e cinco bases de atuação espalhadas pelo estado, voltadas ao combate a incêndios florestais.
Até a publicação desta matéria, não foi localizada confirmação oficial sobre a inclusão específica de Paulo Afonso e de municípios vizinhos, como Glória, Rodelas, Chorrochó, Macururé, Abaré e Delmiro Gouveia, na lista de alertas enviados por WhatsApp. A região do São Francisco, no entanto, aparece entre as áreas citadas pelo Inema como possíveis atingidas pelas temperaturas mais altas.







