Connect with us

Cenário Político

Alerta de Gripe Aviária na Bahia: Saiba os detalhes

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Alerta De Gripe Aviária Na Bahia: Saiba Os Detalhes

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por um período de 180 dias devido aos casos de infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 em aves silvestres no Brasil. Na Bahia, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria Estadual de Saúde, alertou nesta terça-feira, 23, para o risco iminente da doença.

Intensificação na vigilância

O comunicado emitido pelo CIEVS ressalta a necessidade de ampliar a vigilância de epizootia em aves silvestres e domésticas, bem como da Síndrome gripal e síndrome gripal aguda grave em pessoas que tiveram contato com esses animais. Profissionais de saúde são orientados a se manterem atentos aos sintomas e possíveis casos da doença tanto nas aves quanto em humanos.

Entre as ações de prevenção recomendadas, destaca-se a instrução para que a população não recolha aves doentes ou mortas encontradas, acionando imediatamente o serviço veterinário mais próximo. O documento também sugere a intensificação de ações de educação e mobilização social para conscientizar a população sobre os riscos da Gripe Aviária e as medidas de prevenção necessárias.

Monitoramento em curso

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a situação está sendo acompanhada em parceria com as entidades do setor e órgãos sanitários do estado. É crucial que as autoridades sanitárias estejam preparadas para lidar com a situação, adotando medidas de vigilância e controle adequadas. A Gripe Aviária, causada pelo vírus da influenza aviária, pode ser transmitida tanto de aves para humanos quanto de humanos para aves.

A equipe do Portal ChicoSabeTudo continuará acompanhando de perto a evolução desta situação e fornecerá atualizações conforme elas se tornem disponíveis. Lembre-se: o conhecimento é a melhor prevenção. Fique atento às informações oficiais e siga as recomendações das autoridades de saúde.

Mais Lidas