Última hora
PMPA - 5736
Polícia

Vereador envolvido em morte de mergulhador de Petrolândia é capturado em Santa Cruz do Capibaribe

Vereador Cristiano da Van é preso suspeito de envolvimento na morte do mergulhador Samyr Oliveira. Polícia aponta vingança por áudios de WhatsApp.

Redação ChicoSabeTudo
29 de janeiro, 2026 · 11:22 2 min de leitura
 Foto: Randerson Mardoqueu
Foto: Randerson Mardoqueu

Uma operação da Polícia Civil realizada na manhã desta quarta-feira (28) resultou na prisão do vereador de Petrolândia, Cristiano Lima dos Santos (PSB), conhecido popularmente como “Cristiano da Van”. O parlamentar foi localizado em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, e é apontado como um dos principais suspeitos de envolvimento no homicídio do empresário e mergulhador Samyr Oliveira, de 42 anos.

Publicidade

A investigação, conduzida pelo delegado Daniel Angeli, aponta para uma motivação pessoal ligada a conflitos via aplicativo de mensagens. Segundo a autoridade policial, a vítima teria enviado conteúdos zombando do vereador.

“A motivação do crime, basicamente, está relacionada a mensagens e áudios de WhatsApp que a vítima, Samyr, enviou falando sobre o vereador. Zombando do vereador”, afirmou o delegado.

"Alto grau de certeza", diz delegado

Daniel Angeli, que acompanha o caso desde que a vítima foi baleada em 13 de janeiro, afirmou que o trabalho de inteligência, somado à análise de câmeras de segurança e depoimentos, permitiu chegar ao nome do parlamentar.

Publicidade

“A gente identificou com alto grau de certeza. A autoria do crime recai sobre Cristiano da Van. Claro que ele não fez isso sozinho. [...] Essas outras pessoas estão sendo investigadas”, explicou Angeli, indicando a participação de terceiros na execução do delito.

Relembre o caso

Samyr Oliveira foi perseguido por um atirador em uma motocicleta na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar. Imagens de circuitos de segurança registraram o momento em que o empresário tentou escapar dos disparos. Samyr lutou pela vida durante nove dias internado, mas faleceu na manhã da última quinta-feira (22).

“Foram dias muito difíceis, foram dias dele lutando para sobreviver”, relatou Andrea Letícia, esposa da vítima. O corpo foi sepultado no sábado (24), após passar pelo IML de Caruaru.

Publicidade

A vítima era uma figura central no turismo da região, sendo conhecido por conduzir visitantes à famosa Igreja Submersa do Sagrado Coração. Em entrevista à TV Asa Branca, Soraia Oliveira, irmã do mergulhador, lamentou a perda e destacou o legado deixado por ele.

“Samyr foi um excelente pai, um excelente irmão. Ele jogou o nome de Petrolândia para todo o Brasil, Petrolândia é conhecida por ele, foi conhecida por ele. Foi uma grande perda”, disse Soraia.

A Câmara de Vereadores de Petrolândia emitiu nota de repúdio a atos de violência, ressaltando que a conduta atribuída ao parlamentar, caso confirmada, “não reflete, em hipótese alguma, os valores, princípios e o compromisso institucional desta Casa Legislativa”.

Cristiano da Van permanecerá custodiado na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e passará por audiência de custódia nesta quinta-feira (29).

Galeria · 2 imagens1 / 2
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Leia também