Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Tecnologia de reconhecimento facial já tirou 900 foragidos das ruas da Bahia em 2026

As prisões mais recentes aconteceram em Alagoinhas e Ilhéus após o sistema identificar homens procurados por dívida de pensão alimentícia.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
10 de maio, 2026 · 17:05 1 min de leitura

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu a marca de 900 criminosos capturados apenas em 2026 com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial. O número foi consolidado após as prisões mais recentes ocorridas no último sábado (9), nas cidades de Alagoinhas e Ilhéus.

Publicidade

Desta vez, a tecnologia ajudou a localizar dois homens que eram procurados pela Justiça por falta de pagamento de pensão alimentícia. Os alertas foram emitidos pelos Centros Integrados de Comunicação de Itabuna e Alagoinhas, que monitoram as câmeras em tempo real.

Após o sistema apontar a semelhança, equipes da Polícia Militar foram acionadas para realizar as abordagens. Em Ilhéus, a ação ficou por conta da 68ª CIPM, enquanto em Alagoinhas o 4º Batalhão efetuou a prisão. Ambos os suspeitos foram levados para a delegacia, onde os mandados foram confirmados.

Atualmente, o monitoramento por câmeras inteligentes já alcança 81 municípios baianos. Além do uso fixo nas ruas, a ferramenta é peça fundamental na segurança de grandes eventos realizados tanto na capital quanto no interior do estado.

Publicidade

Desde que começou a funcionar, em 2019, o reconhecimento facial já resultou na prisão de mais de 5,3 mil pessoas na Bahia. A ferramenta cruza as imagens capturadas com o banco de dados de mandados de prisão em aberto, agilizando o trabalho da polícia.

Leia também