Uma grande quantidade de armas, drogas e substâncias anabolizantes foi descoberta e apreendida nesta sexta-feira (23) no Centro de Distribuição dos Correios, localizado em Simões Filho, na Bahia. O material ilícito estava escondido em pacotes que tinham como destino final diversas cidades da Bahia e de outros estados brasileiros.
Essa ação faz parte da Operação Contenção, um esforço coordenado para impedir que o serviço postal seja usado como um canal para o tráfico interestadual. A operação ganha ainda mais importância neste período, que antecede o Carnaval e as festas de verão, quando o movimento de mercadorias e pessoas cresce bastante em todo o estado.
Detalhes da Apreensão
Entre os itens que a polícia encontrou escondidos nas encomendas, destacam-se:
- Entorpecentes: Mais de 2,8 quilos de maconha, 1,3 quilo de ecstasy (MDMA) e 12 frascos de lança-perfume;
- Armamento: Uma pistola calibre .20, um revólver calibre .38 e uma réplica de arma de fogo, conhecida como simulacro;
- Substâncias controladas: 31 caixas que somavam 61 itens, incluindo anabolizantes e hormônios do crescimento (GH).
Todo o material apreendido foi recolhido e enviado para perícia técnica. Agora, as autoridades estão usando as informações de postagem para identificar tanto as pessoas que enviaram quanto as que receberiam esses pacotes ilegais.
Combate ao Crime Organizado
A Operação Contenção tem como principal objetivo desarticular a logística de grupos criminosos que tentam enganar a fiscalização, usando o sistema de entregas para abastecer o mercado ilegal regional durante o período de alta estação. A ideia é cortar essa rota de distribuição e enfraquecer o esquema de tráfico.
A operação é resultado de um trabalho conjunto, coordenado pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Ele contou com o apoio importante da Coordenação de Recursos Especiais (Core) e do Setor de Inteligência dos próprios Correios, mostrando a colaboração entre diferentes órgãos para combater o crime.







