Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

PF encontra conversas de banqueiro com Toffoli e entrega dados ao STF

A Polícia Federal achou no celular do banqueiro Daniel Vorcaro mensagens com o ministro Dias Toffoli e repassou o material ao presidente do STF, Edson Fachin. O caso pode gerar novas investigações.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
11 de fevereiro, 2026 · 23:03 2 min de leitura
Foto: Montagem com foto Assessoria STF / Reprodução Redes Sociais
Foto: Montagem com foto Assessoria STF / Reprodução Redes Sociais

A Polícia Federal encontrou uma série de conversas entre o banqueiro Daniel Vorcaro e o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), nos aparelhos telefônicos de Vorcaro. A informação, revelada pelos jornalistas Fábio Serapião e Daniela Lima do site UOL, indica um desenvolvimento importante que pode abrir novas frentes de investigação.

Publicidade

O material, que inclui os diálogos, foi entregue diretamente ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Esse movimento é crucial, pois sinaliza a seriedade do conteúdo e a necessidade de uma análise cuidadosa por parte da mais alta corte do país.

O que a Polícia Federal pediu ao STF?

Com as provas em mãos, a Polícia Federal fez um pedido formal a Fachin. A solicitação é para que novas investigações sejam autorizadas, focando no Banco Master e nas conexões que Daniel Vorcaro possa ter com autoridades que possuem direito a serem julgadas apenas por tribunais superiores, um benefício conhecido como foro privilegiado.

Caso as conversas entre Toffoli e Vorcaro sejam confirmadas, elas podem indicar uma relação mais próxima do que se imaginava entre o banqueiro e o ministro do STF. Essa proximidade, naturalmente, levanta questionamentos e justifica o pedido de aprofundamento das apurações.

Publicidade

De acordo com o UOL, o conteúdo dos aparelhos de Vorcaro pode desencadear a abertura de pelo menos três novas linhas de investigação. Além de Toffoli, as mensagens também apontam para conversas com outras figuras que desfrutam de foro privilegiado, o que amplia o escopo e a complexidade do caso.

Próximos passos e a posição de Dias Toffoli

Agora, a expectativa recai sobre a decisão do presidente do STF, ministro Edson Fachin. A Polícia Federal aguarda o posicionamento dele para saber qual o encaminhamento técnico e jurídico será dado a cada uma dessas novas averiguações. É Fachin quem vai definir os próximos passos, indicando como o Supremo Tribunal Federal vai lidar com essas informações delicadas.

Um ponto que merece atenção especial é o fato de que o ministro Dias Toffoli é o relator de uma das investigações já existentes, que trata de fraudes supostamente cometidas pelo Banco Master. Essa situação particular faz com que a deliberação de Fachin seja ainda mais aguardada, não só para os novos pedidos de investigação, mas também para uma análise detalhada do material que menciona diretamente o ministro do STF.

A transparência e a celeridade na condução dessas investigações são fundamentais para a confiança nas instituições. A sociedade espera que o Supremo Tribunal Federal atue com rigor para esclarecer todos os fatos.

Leia também