Última hora
37391
Polícia

Operação Pilot: dois homens são detidos em Salvador por armar ciladas via apps de namoro

Suspeitos atraíam vítimas por plataformas digitais, levavam para imóveis no bairro da Federação e cometiam roubos, extorsões e violência sexual; investigações apontam ao menos 15 lesados.

Redação ChicoSabeTudo
26 de junho, 2026 · 12:15 2 min de leitura
Viaturas da Polícia Civil da Bahia durante operação de cumprimento de mandados de prisão em Salvador
Viaturas da Polícia Civil da Bahia durante operação de cumprimento de mandados de prisão em Salvador

Dois homens foram presos na manhã desta sexta-feira (26) no bairro da Federação, em Salvador, suspeitos de integrar uma organização criminosa que usava aplicativos de relacionamento e redes sociais para atrair e atacar vítimas. As prisões ocorrem no âmbito da Operação Pilot, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia.

Publicidade

Os detidos foram identificados como João Gabriel Ornelas Ramos e Rafael Gonçalves Mendes, ambos de 23 anos. Além dos dois mandados de prisão, agentes da 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho também cumpriram dois mandados de busca e apreensão na mesma localidade.

Segundo as investigações, o grupo atraía vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e redes sociais. Após conquistar a confiança das pessoas, marcava encontros — geralmente às sextas-feiras e nos fins de semana — e as levava para outro imóvel sob o pretexto de buscar um local mais reservado.

No local, as vítimas eram mantidas em cárcere por pelo menos duas horas. Armados com armas de fogo ou armas brancas, os suspeitos obrigavam as vítimas a desbloquear os celulares para realizar transferências bancárias, além de roubar dinheiro, cartões, aparelhos eletrônicos e outros bens. A Polícia Civil confirmou que, em diversos casos, as vítimas também sofreram agressões físicas e violência sexual.

Publicidade

De acordo com informações divulgadas pelo portal iBahia, a investigação coordenada pelo DEPOM (Departamento de Polícia Metropolitana) iniciou há 40 dias e já fundamentou cinco inquéritos policiais. O número real de vítimas, porém, pode ultrapassar 15 pessoas, segundo as equipes responsáveis pelo caso.

O padrão de atuação do grupo era rigoroso: a escolha criteriosa das vítimas nas plataformas digitais tinha o objetivo de dificultar a identificação dos criminosos. Os encontros eram sempre marcados em locais específicos, controlados pelo grupo, onde as pessoas ficavam sob total domínio dos suspeitos.

O fenômeno não é isolado em Salvador. Esquemas de sequestro e extorsão envolvendo aplicativos de relacionamento têm chamado cada vez mais a atenção das autoridades. Em 2023, o chamado "golpe do amor" representou nove em cada dez casos de sequestros relâmpagos em São Paulo, segundo a Polícia Civil. Na capital baiana, ao menos duas outras operações recentes — a Operação Verdadeiro Encontro e a prisão de um suspeito no bairro da Barra — indicam que a modalidade criminosa está em expansão no estado.

Uma pesquisa revelou que um em cinco brasileiros que usam aplicativos de relacionamento relata ter sido alvo de cibercrimes. Especialistas recomendam que os primeiros encontros marcados por apps sejam sempre realizados em locais públicos e movimentados, evitando imóveis particulares indicados por desconhecidos.

A Polícia Civil segue com as investigações para localizar outras possíveis vítimas e identificar eventuais outros integrantes do grupo. A corporação reforça que qualquer pessoa que tenha sido lesada deve procurar a delegacia mais próxima para registrar boletim de ocorrência.

Leia também