Uma operação de grande porte foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia nas primeiras horas desta quinta-feira (10) contra um grupo suspeito de integrar um esquema interestadual de tráfico de drogas e armas, além de lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, a organização teria movimentado mais de R$ 4 milhões.
Batizada de Operação Reino Oculto, a ação mobiliza mais de 250 policiais civis para o cumprimento de mandados judiciais na Bahia e também em São Paulo, Espírito Santo e Sergipe. Na Bahia, as diligências alcançam Salvador, Região Metropolitana e municípios do interior. Uma das publicações sobre a operação informa que as ordens judiciais são cumpridas em 23 bairros de Salvador e da Região Metropolitana.
As investigações tiveram início em março deste ano e apontaram que o grupo possuía uma estrutura organizada, com integrantes responsáveis por diferentes etapas do esquema. Entre os núcleos identificados estão os de comando, administração financeira, armazenamento, logística, distribuição e revenda de drogas.
De acordo com a apuração policial, a Bahia funcionava como um dos pontos de envio das drogas para outros estados. Além dos entorpecentes, os investigados também seriam responsáveis pela negociação de armas de fogo e munições calibre 5,56, tipo de munição utilizada em armamentos de uso militar.
Outro ponto investigado é a utilização de uma empresa de fachada para auxiliar no transporte de materiais ilícitos. A estrutura teria sido empregada para dar suporte à logística do esquema e dificultar a identificação das atividades criminosas.
A Operação Reino Oculto apura suspeitas relacionadas aos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, organização criminosa, comércio, posse e porte ilegais de armas de fogo e munições, além de lavagem de dinheiro.
A ação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia, além de diferentes departamentos das forças de segurança baianas e das polícias civis dos demais estados envolvidos.
Como a operação permanece em andamento nesta quinta-feira, novos balanços sobre prisões, apreensões e demais resultados poderão ser divulgados pelas autoridades ao longo do dia.







