Última hora
Publicidade
PMPA - 6175
Polícia

Mais de mil ordens de proteção em seis meses: a frente policial de Sergipe contra a violência doméstica

Balanço do DAGV aponta 1.011 medidas protetivas encaminhadas à Justiça, 37 agressores presos e mais de 2 mil inquéritos abertos só na primeira metade de 2026.

Redação ChicoSabeTudo
20 de julho, 2026 · 12:07 2 min de leitura
Fachada de delegacia especializada de atendimento à mulher em Sergipe
Fachada de delegacia especializada de atendimento à mulher em Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe registrou, no primeiro semestre de 2026, números expressivos no combate à violência doméstica. O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) encaminhou ao Poder Judiciário 1.011 medidas protetivas de urgência — uma média superior a cinco proteções judiciais por dia útil — além de ter instaurado mais de 2 mil inquéritos policiais e efetuado 37 prisões de agressores de mulheres, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).

Publicidade

O balanço semestral aponta ainda a conclusão de 1.391 inquéritos, encaminhados ao Judiciário para adoção das medidas legais cabíveis. O trabalho é conduzido pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) vinculadas ao DAGV, que também atuam em parceria com a Casa da Mulher Brasileira no atendimento humanizado às vítimas.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) concentrou a maior fatia do trabalho. De acordo com a diretora do DAGV, delegada Mariana Diniz, a unidade foi responsável por quase 75% de todos os inquéritos instaurados pelo Departamento no período — 1.540 novos procedimentos investigativos abertos a partir de mais de 2 mil boletins de ocorrência registrados.

Em nota, a diretora destacou a dimensão real das medidas protetivas para as vítimas: "Essas mulheres receberam o amparo imediato da polícia e do Judiciário para afastar o agressor de perto delas." Mariana Diniz reforçou ainda que a violência doméstica e familiar continua sendo "a demanda mais expressiva" do Departamento.

Publicidade

Os números de Sergipe se inserem num cenário nacional de alta histórica. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça brasileira expediu 351.581 medidas protetivas de urgência apenas entre janeiro e abril de 2026 — ritmo equivalente a uma nova ordem de proteção a cada 29 segundos. No ranking estadual, a Bahia ocupou a quarta posição nacional, com 21.994 medidas liberadas nos primeiros quatro meses do ano.

Na Bahia, o cenário também é de intensificação das ações. A DEAM de Feira de Santana, por exemplo, registrou no primeiro semestre de 2026 um aumento de 371% no número de mandados de prisão cumpridos e 122% na conclusão de inquéritos, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Especialistas avaliam que o aumento dos registros não necessariamente indica mais violência, mas uma maior conscientização das vítimas sobre a importância de denunciar.

Em Sergipe, o governo estadual criou a Delegacia Virtual da Mulher, ferramenta que permite às vítimas solicitar medidas protetivas de urgência sem precisar comparecer presencialmente a uma delegacia, ampliando o alcance do sistema de proteção, especialmente para mulheres com dificuldades de deslocamento.

Publicidade

A delegada Mariana Diniz deixou um recado direto às mulheres em situação de risco: "Não enfrente a violência sozinha. A Polícia Civil está aqui para acolher, investigar e proteger a sua vida. Denuncie!" Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, pela Central de Atendimento à Mulher (180) ou pelo 190 da Polícia Militar em situações de emergência. O DAGV funciona 24 horas por dia, oferecendo acolhimento, orientação e proteção às vítimas.

Publicidade

Leia também