Connect with us

Polícia e investigação

Dono de fazenda é flagrado em Delmiro Gouveia furtando energia equivalente ao consumo mensal de 50 residências

Operação em Delmiro Gouveia flagra fazenda de gado de leite com furto de energia, resultando em autuação e regularização.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem: Reprodução/Rb1notícias

Delmiro Gouveia, AL – Uma operação conjunta realizada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e a Equatorial Alagoas, denominada “Gata Leiteira”, resultou na autuação de uma fazenda de criação de gado de leite em Delmiro Gouveia nesta quarta-feira (10). A ação, executada pelo 9º Batalhão de Polícia Militar, identificou uma ligação clandestina de energia elétrica na propriedade.

Durante a operação, foi constatado que a fazenda utilizava um transformador conectado ilegalmente à rede elétrica da Equatorial. Este equipamento era empregado para alimentar um tanque de resfriamento de leite e outros quatro motores, além de suprir a demanda energética de toda a fazenda.

A equipe técnica de inspeção da Distribuidora realizou a verificação, promoveu a regularização da unidade e registrou um boletim de ocorrência por furto de energia. Registra-se que a mesma fazenda já havia sido autuada por desvio de energia em fevereiro de 2020. A Equatorial Alagoas estima um prejuízo superior a 8.000 kWh por mês, quantidade suficiente para abastecer mais de 50 residências durante um mês.

O furto de energia elétrica e a fraude em medidores são considerados crimes, conforme estabelecido nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Estas práticas são classificadas, respectivamente, como furto e estelionato. A ação da SSP/AL e da Equatorial Alagoas reflete a importância do combate a essas irregularidades, visando preservar a qualidade do fornecimento de energia elétrica aos cidadãos de Alagoas.

Canais para denúncias: A população pode contribuir com o combate a essas práticas ilegais, realizando denúncias de forma anônima. As denúncias sobre ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas através da Central de Atendimento da Equatorial Alagoas pelo telefone 0800 082 01 96 ou no site www.equatorialenergia.com.br, na seção “Quero denunciar uma fraude”.

Mais Lidas