Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Ciclista idoso morre após colisão com moto na contramão em Arapiraca; condutor foge sem ser identificado

Acidente fatal ocorreu na manhã desta sexta-feira na Avenida Muniz Falcão, no bairro São Luiz — via que moradores apontam como perigosa e palco recorrente de colisões graves

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
15 de maio, 2026 · 11:51 2 min de leitura
Portal ChicoSabeTudo
Portal ChicoSabeTudo

Um idoso morreu na manhã desta sexta-feira, 15, depois de ser atingido por uma motocicleta na Avenida Muniz Falcão, no bairro São Luiz, em Arapiraca — cidade do Agreste alagoano, a cerca de 120 quilômetros de Maceió. Segundo informações divulgadas pelo portal Alagoas 24 Horas, a vítima, conhecida na região como Alípio, pedalava sua bicicleta quando foi alcançada por um motociclista que trafegava no sentido contrário ao fluxo normal.

Publicidade

A violência do impacto arremessou o idoso contra o asfalto. Ele sofreu trauma de crânio e morreu antes de receber qualquer atendimento de emergência. O motociclista abandonou o local antes de ser identificado, o que deve dificultar as investigações policiais.

As polícias Civil e Científica, além do Instituto Médico Legal (IML), foram acionadas para os procedimentos de praxe. Militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estiveram no local para controlar o fluxo de veículos após o acidente.

A Avenida Muniz Falcão não é estranha a tragédias no trânsito. Em março deste ano, uma ciclista morreu após ser atingida por um caminhão no início da noite, na mesma avenida, no bairro São Luiz, em Arapiraca. Moradores e comerciantes da região relatam que a via acumula acidentes com frequência, em razão do grande fluxo de veículos e da proximidade com escolas, posto de saúde e estabelecimentos comerciais.

Publicidade

O cenário local reflete um problema estrutural em Alagoas. Os acidentes de trânsito cresceram 14,5% no estado nos primeiros quatro meses de 2026, passando de 1.901 para 2.178 ocorrências no período. Entre os casos mais recentes, foram registrados 827 acidentes de moto e 125 acidentes envolvendo bicicletas.

Os dados sobre ciclistas também preocupam. De janeiro a setembro de 2025, o Samu já havia registrado 366 ocorrências envolvendo ciclistas em Alagoas. Em todo o ano de 2024, esse número chegou a 455 atendimentos, incluindo colisões com carros, motos, pedestres e caminhões.

O quadro fica ainda mais grave quando se observa o perfil das vítimas fatais no estado. Das 580 mortes por acidentes de trânsito registradas em Alagoas no ano anterior, 344 foram de ocupantes de motocicletas e triciclos — o equivalente a 59,3% das vítimas fatais, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Do total de óbitos, 40% ocorreram ainda na própria via do acidente, sem que as vítimas chegassem a receber socorro hospitalar.

No cenário nacional, Alagoas ocupa a terceira posição entre os estados com maior taxa de acidentes envolvendo motocicletas no Brasil, com índice de 58,5%, segundo o Atlas da Violência 2025.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil. Testemunhas que possam ter informações sobre o motociclista envolvido devem procurar a delegacia mais próxima ou acionar o Disque-Denúncia.

Leia também