Paulo Afonso · BA
Última hora
PI 637
Polícia

Câmera inteligente flagra foragido na festa e PM faz prisão durante a Lavagem de Queimadas

Sistema de reconhecimento facial da SSP-BA identificou o homem, procurado por roubo qualificado desde 2024, na Praça de Eventos durante a 56ª edição da tradicional festa do território do sisal.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
23 de maio, 2026 · 12:13 2 min de leitura
Portal ChicoSabeTudo
Portal ChicoSabeTudo

Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido por policiais militares da 7ª Companhia Independente da PM da Bahia na noite desta sexta-feira (22), em plena festa da Lavagem de Queimadas. A captura aconteceu na Praça de Eventos do município, localizado no território do sisal, a cerca de 300 km de Salvador.

Publicidade

O alerta partiu do sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). As câmeras identificaram o suspeito no meio da multidão e acionaram os agentes, que iniciaram buscas no circuito da festa até encontrá-lo. Com ele foram apreendidos dois aparelhos celulares, um relógio e um óculos.

O homem tinha mandado de prisão expedido desde setembro de 2024 pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Teofilândia, por roubo qualificado. Após ser preso, foi levado à Delegacia Territorial de Queimadas para formalização do cumprimento do mandado e, em seguida, transferido ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde ficará à disposição da Justiça.

A prisão aconteceu durante a 56ª edição da Lavagem de Queimadas, festa que acontece de 21 a 24 de maio de 2026 e é considerada o maior evento do calendário do município. A concentração parte da Praça do Pirulito, de onde o público segue em cortejo até a Praça de Eventos, no bairro Alto Santo Antônio.

Publicidade

O uso do reconhecimento facial em grandes eventos é uma prática consolidada pela SSP-BA. O sistema já está implantado em 81 cidades baianas e é usado também em grandes eventos no estado, tanto na capital quanto no interior. Desde a implementação, em 2019, mais de 5.300 foragidos da Justiça já foram presos com auxílio da tecnologia.

Os números de 2026 impressionam. Em 2023 foram realizadas 680 capturas com o sistema; em 2024, a Polícia alcançou 1.132 foragidos; e em 2025, 2.059 criminosos foram presos. No ano atual, segundo balanço divulgado pela SSP-BA até meados de maio, o sistema já havia alcançado a marca de 900 foragidos da Justiça localizados em 2026 com o uso da tecnologia.

O perfil dos capturados é variado. No primeiro bimestre do ano, foram alcançados homicidas, traficantes, estupradores, procurados por roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo, além de devedores de pensão alimentícia. A ferramenta também é utilizada para identificar foragidos de outros estados que circulam pela Bahia.

O caso de Queimadas reforça como festas populares com grande concentração de pessoas se tornaram pontos estratégicos de monitoramento policial. Para quem está com mandado em aberto, misturar-se à multidão não é mais garantia de anonimato.

Leia também