A comunidade da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, na Bahia, tem um novo motivo para celebrar. Na noite desta quarta-feira (7), a Prefeitura de Salvador entregou a Praça Jayme de Carvalho, um espaço moderno e totalmente renovado que promete ser um ponto de encontro para lazer, convívio e atividades físicas. O local, situado na Rua Candinho Fernandes, foi completamente transformado, oferecendo uma área segura e equipada para todas as idades.
Um Espaço Renovado e Cheio de Vida para a Comunidade
A nova praça não é apenas um lugar bonito, mas um marco de superação para o bairro. Construída em uma área de 488,50 m², o projeto representou um investimento de R$ 438.392,01. Ela homenageia o professor Jayme de Carvalho, um morador antigo e querido da localidade que morreu em 2019.
O equipamento conta com uma série de novidades para os moradores:
- Academia de ginástica com prancha abdominal, barra paralela e barra de apoio;
- Parque infantil com brinquedos como Casa do Tarzan, gangorra, amarelinha e abelhinha, todos cercados para maior segurança;
- Miniquadra para a prática de esportes;
- Seis conjuntos de mesas de jogos;
- Serviços de paisagismo, com guarda-corpo, grama natural e sintética.
A iluminação também ganhou um reforço importante, com a instalação de 13 luminárias em LED, um projetor e sete postes de fibra pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP), garantindo mais segurança e permitindo que o espaço seja usado à noite.
De Tragédia a Novo Horizonte: A Superação da Comunidade
O local onde hoje a praça brilha foi, em 27 de abril de 2015, palco de um triste deslizamento de encosta causado pelas fortes chuvas. A transformação de uma área de problema urbano em um centro de lazer e convívio é, portanto, um símbolo de resiliência e renascimento para a comunidade.
“O melhor de tudo é voltar hoje, ver o clima de alegria e perceber como o nosso trabalho é capaz de mudar a realidade das famílias”, comemorou o prefeito Bruno Reis durante a inauguração.
O prefeito destacou que a obra exigiu uma reconstrução quase completa do projeto original e ressaltou a importância de não apenas fazer obras estruturais, mas também ocupar os espaços públicos de forma que tragam qualidade de vida.
“Tivemos que refazer a obra por completo. Mas não adianta fazer apenas a obra de contenção, que é a principal. É preciso pensar também na urbanização e na ocupação adequada do espaço público. A praça foi um pedido da comunidade, que escolheu cada equipamento instalado”, explicou Bruno Reis.
Investimento e Visão para a Cidade
Para Virgílio Daltro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador, a entrega da praça representa a visão da prefeitura em transformar áreas problemáticas em benefícios para a população.
“O município investiu quase R$ 500 mil em uma área que antes era um grande problema urbano e que hoje se transformou nessa beleza, que será muito bem utilizada pela população”, afirmou Daltro.
A Voz de Quem Vive o Bairro: Moradores Celebram a Novidade
Na noite de inauguração, a praça já fervilhava de vida. Mães com seus filhos pequenos e jovens jogando futebol na miniquadra mostravam que o espaço já é um sucesso. Laís Rodrigues, dona de casa de 32 anos e mãe de Ravi, de 1 ano, expressou sua satisfação:
“A estrutura é boa, a gente traz as crianças todos os dias; é mais uma opção para elas se distraírem, saírem um pouco da tela e interagirem com outras crianças.”
Ana Vitória de Araújo, operadora de telemarketing de 27 anos e mãe de Alex, de 2 anos, observou a mudança no movimento do bairro:
“Depois que as crianças começaram a vir todo dia, a praça ficou mais movimentada, não só pelos jovens que jogam bola, mas por todo mundo.”
Larissa Santos, auxiliar de serviços gerais de 24 anos e mãe de Noah, de 1 ano, reforçou a importância da praça para as famílias da região, que antes tinham poucas opções de lazer próximas:
“Antes, a única opção de lazer para as crianças ficava no fim de linha, que é longe; agora é perto, é um espaço seguro, que ajuda a tirar as crianças da rua e oferece uma alternativa para quem não tem condições de levar os filhos a outros locais.”
A Praça Jayme de Carvalho surge como um novo coração para a Fazenda Grande do Retiro, proporcionando lazer, segurança e união para a comunidade, e mostrando como um investimento bem direcionado pode transformar a realidade de muitas famílias.







