Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Municipios

Detran-BA nega irregularidades após suspensão de licitação pelo TCE

O Detran-BA defende o edital de licitação para formação de condutores, suspenso pelo TCE-BA, e afirma que as exigências são compatíveis com a segurança viária.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Municipios
05 de janeiro, 2026 · 22:48 2 min de leitura
Foto: Reprodução / Detran-BA
Foto: Reprodução / Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) veio a público para contestar as alegações de irregularidades em seu Pregão Eletrônico nº 002/2025. A licitação, que visa a contratação de serviços relacionados à formação de condutores, foi temporariamente suspensa por uma decisão do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), divulgada na última terça-feira. Em nota enviada nesta segunda-feira, o Detran-BA fez questão de reafirmar que todo o processo foi conduzido dentro da lei e buscando o interesse público.

Detran-BA defende transparência e conformidade legal

Publicidade

De acordo com o órgão de trânsito baiano, o processo licitatório seguiu à risca a Lei Federal nº 14.133/2021, além da legislação estadual aplicável e de todos os princípios que orientam as contratações feitas pelo setor público. Eles destacaram que o certame foi feito com total transparência e publicidade, com todos os seus atos amplamente divulgados nos sistemas oficiais.

As críticas à licitação surgiram de uma denúncia feita pelo Sindicato das Autoescolas e CFC do Estado da Bahia (Sindauto-BA), que, juntamente com a análise do TCE-BA, apontou supostas inadequações. Entre elas, estavam a "exigência de qualificação técnica desproporcional" e a definição de um prazo considerado "exíguo e desproporcional" para a realização de uma prova.

"As exigências e diretrizes do Pregão Eletrônico nº 002/2025, revelam-se plenamente compatíveis com os objetivos e fundamentos da nova norma, a qual reforça a necessidade de transparência, padronização, controle e qualidade nos processos relacionados à formação de condutores com reflexos diretos na segurança viária e na proteção do interesse público", afirma o Detran-BA em sua nota oficial.

O departamento argumenta que as diretrizes e exigências estabelecidas no edital foram pensadas para garantir a segurança e a proteção do interesse público. Em outras palavras, eles veem as condições como essenciais para assegurar a qualidade na formação dos futuros motoristas, o que, por sua vez, contribui diretamente para a segurança no trânsito.

Próximos passos após a suspensão

Publicidade

Apesar de defender a validade de sua licitação, o Detran-BA confirmou que o Pregão Eletrônico nº 002/2025 está, de fato, suspenso temporariamente. No entanto, o órgão não ficará de braços cruzados. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE/BA) já foi acionada e vai atuar junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A missão da PGE/BA será defender o Estado, apresentando todas as informações e manifestações técnicas e jurídicas necessárias. Além disso, a procuradoria também prestará os esclarecimentos cabíveis diretamente ao TCE-BA.

O Detran-BA reforça que, mesmo que a resolução do CONTRAN nº 1.020/2025 tenha sido instaurada após o início do processo licitatório, as exigências do pregão estão "plenamente compatíveis" com os objetivos dessa nova norma. Isso mostra o compromisso do órgão em alinhar seus processos com as diretrizes mais recentes, sempre visando aprimorar a formação de condutores e, consequentemente, a segurança nas vias públicas da Bahia.

Leia também