O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um aviso importante para a Bahia nesta sexta-feira (20). Todas as cidades do estado estão sob um alerta de chuvas intensas, que vale até a noite de hoje, às 23h59. A população precisa ficar atenta, pois a intensidade das chuvas pode variar, trazendo diferentes níveis de risco para a rotina e segurança dos moradores.
A atenção precisa ser redobrada, especialmente em 54 municípios, localizados principalmente nas regiões Oeste, Norte e Centro-Norte. Essas localidades estão em uma situação de perigo maior, sinalizada pelo alerta laranja, que indica um risco mais elevado de problemas sérios e exige cuidados adicionais por parte da população e das autoridades locais.
Chuvas Intensas por Toda a Bahia: O que esperar e como se proteger?
Para a maioria das cidades baianas, o Inmet emitiu um alerta amarelo, que sinaliza um perigo potencial. Isso significa que a previsão é de chuva com volumes que podem chegar a 50 milímetros por dia. Nesses locais, o risco é considerado baixo para situações como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, pequenos alagamentos em áreas mais baixas e incidência de descargas elétricas. Ainda assim, é um aviso para ficar atento, evitar áreas de risco e procurar abrigo em caso de tempestades.
Já os 54 municípios sob alerta laranja enfrentam uma situação mais preocupante, classificada como perigo. Nessas áreas, a quantidade de chuva pode ser bem maior, chegando a impressionantes 100 milímetros por dia. Com isso, os riscos de transtornos aumentam consideravelmente e a atenção deve ser máxima. Entre os problemas esperados estão:
- Alagamentos mais severos, que podem afetar ruas, casas e a trafegabilidade;
- Interrupção no fornecimento de energia elétrica, causando transtornos para residências e comércio;
- Queda de árvores e galhos, que podem danificar veículos, fiações elétricas e até ferir pessoas.
As regiões mais afetadas por este alerta de perigo, onde a intensidade da chuva pode ser mais crítica, são as partes norte e oeste do estado. Moradores dessas áreas devem seguir as orientações da Defesa Civil e se preparar para possíveis eventualidades.
Cidades já Sentiram os Efeitos das Chuvas Recentes
É importante lembrar que a Bahia já tem enfrentado chuvas fortes nos últimos dias, o que acende um sinal de alerta para o novo aviso do Inmet. Na quinta-feira (19), várias cidades registraram alagamentos, mostrando a força das águas e os impactos que elas podem causar. Lugares como Vitória da Conquista, na Bahia, Serrinha, Cruz das Almas, Catu, Santana, Barra e Ichu foram alguns dos municípios onde a água causou transtornos, dificultando o dia a dia dos moradores e o trânsito de veículos.
Felizmente, até o momento, não houve informações de pessoas desaparecidas ou que precisaram deixar suas casas por conta das chuvas, o que é um alívio. No entanto, o novo alerta serve como um lembrete para que todos fiquem preparados, busquem informações atualizadas das autoridades locais e tomem as medidas de precaução necessárias para garantir a segurança de suas famílias e bens.
Confira a lista dos 54 municípios baianos sob alerta laranja, com maior risco de chuvas intensas:
- Angical
- Baianópolis
- Barra
- Barreiras
- Bom Jesus da Lapa
- Brejolândia
- Brotas de Macaúbas
- Buritirama
- Campo Alegre de Lourdes
- Canápolis
- Carinhanha
- Casa Nova
- Catolândia
- Central
- Cocos
- Coribe
- Correntina
- Cotegipe
- Cristópolis
- Curaçá
- Feira da Mata
- Formosa do Rio Preto
- Gentio do Ouro
- Ibotirama
- Ipupiara
- Itaguaçu da Bahia
- Iuiu
- Jaborandi
- Juazeiro
- Luís Eduardo Magalhães
- Malhada
- Mansidão
- Morpará
- Muquém de São Francisco
- Oliveira do Brejinhos
- Palmas de Monte Alto
- Paratinga
- Pilão Arcado
- Remanso
- Riachão das Neves
- Riacho de Santana
- Santa Maria da Vitória
- Santana
- Santa Rita de Cássia
- São Desidério
- São Félix do Coribe
- Sento Sé
- Serra do Ramalho
- Serra Dourada
- Sítio do Mato
- Sobradinho
- Tabocas do Brejo Velho
- Wanderley
- Xique-Xique



![Formosa do Rio Preto / Foto: Reprodução / Portal do Cerrado [Arquivo]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fspgusjrjrhfychhdwixn.supabase.co%2Fstorage%2Fv1%2Fobject%2Fpublic%2Fnews-images%2F5dc21bde-aa40-4e1c-a225-5797da7135db-1771596493255-0.jpg&w=3840&q=75)



