Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Esportes

Riccieli assume camisa 5 do Bahia: "Sou um líder de natureza"

Novo zagueiro do Bahia, Riccieli, herda a camisa 5 e afirma ser líder nato. Jogador, que voltou ao Brasil após anos fora, quer ajudar o clube.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
15 de janeiro, 2026 · 11:43 2 min de leitura
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O Esporte Clube Bahia tem um novo rosto para comandar a defesa e vestir a camisa de peso. O zagueiro Riccieli, de 27 anos, chegou como reforço e já assumiu a emblemática camisa 5, que antes pertencia a Lucas Halter – agora em solo americano. O jogador, natural de Resende, no Rio de Janeiro, se apresentou com um discurso claro: ele é um líder nato e está pronto para abraçar a responsabilidade no Tricolor baiano.

Publicidade

Riccieli não esconde a empolgação de voltar ao Brasil e realizar um antigo sonho. “Eu não venho com a única expectativa de ser o xerife, mas para ajudar”, disse ele, mostrando que a prioridade é o coletivo. “Estava louco para voltar para o Brasil, mas queria realizar o sonho de jogar em um time grande e essa oportunidade apareceu. É um clube gigante, um clube de muita responsabilidade. Sei que posso conquistar grandes coisas aqui e espero fazer um grande ano e ficar por muito tempo.”

"Sou um líder de natureza", afirma Riccieli

Apesar de não focar exclusivamente em ser o capitão, Riccieli reconhece sua vocação para liderar. “Eu sou um líder de natureza, em todos lugares que passei me falaram isso. Não importa o número que eu carregue, se vou ser capitão ou não, a responsabilidade de carregar esse símbolo no peito é muito grande”, afirmou o zagueiro. Ele entende o peso de representar um clube como o Bahia e a expectativa da torcida.

“Eu não venho com a expectativa de unicamente de ser o xerife, eu venho com a expectativa de ajudar e de agradar também o grupo e sei que tem bons líderes lá. Se for uma coisa natural que aconteça deixo isso para o treinador.”

Publicidade

Sua trajetória profissional começou cedo. Riccieli Eduardo da Silva Júnior deu os primeiros passos no clube de sua cidade natal, o Resende, onde fez apenas uma partida como profissional antes de se transferir para o Mirassol. Pelo time paulista, disputou 54 jogos em quatro temporadas, consolidando sua base antes de cruzar o oceano.

Experiência internacional e retorno ao Brasil

Aos 19 anos, Riccieli fez as malas e partiu para Portugal, onde defendeu o Famalicão por cinco temporadas. Lá, ele entrou em campo 161 vezes, marcou 7 gols e deu uma assistência, ganhando experiência e maturidade no futebol europeu. A jornada internacional não parou por aí. Em fevereiro de 2025, foi emprestado ao Qingdao West Coast, na China.

No futebol chinês, Riccieli teve um período de destaque. Atuou em 31 partidas, sendo titular em 30 delas, e balançou as redes duas vezes. Mais do que os números, ele teve a honra de ser o capitão da equipe e, para coroar sua passagem, foi campeão do Campeonato Chinês em 2025. Essa bagagem de liderança e sucesso em diferentes culturas do futebol agora chega para fortalecer o Esporte Clube Bahia. A torcida tricolor espera que o "novo xerife" traga sua liderança e experiência para conquistar grandes coisas no Brasil.

Leia também