Paulo Afonso · BA
Última hora
PI 637
Esportes

Jair Ventura mira taça do Nordestão: "Títulos marcam o nome na história do clube"

Técnico do Vitória deixou claro a ambição de conquistar a Copa do Nordeste diante do Fortaleza e ressaltou que a taça seria a coroação de um semestre histórico para o rubro-negro baiano.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
01 de junho, 2026 · 12:02 2 min de leitura
Portal ChicoSabeTudo
Portal ChicoSabeTudo

O técnico Jair Ventura não esconde o desejo. Após a derrota do Vitória para o Santos, por 3 a 1, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Brasileirão, o treinador virou rapidamente a chave e apontou o foco para o que considera a missão mais importante do momento: conquistar a Copa do Nordeste de 2026.

Publicidade

O próprio treinador reconheceu que, no ano passado, seu trabalho ficou marcado por ajudar o clube a escapar do rebaixamento, mas que essa temporada a história será diferente — porque o objetivo é ganhar um título com o Vitória. A declaração define bem o peso simbólico que a decisão tem para ele.

"Esse ano queremos um grande título. Eu cobro isso ao presidente, vejo a foto do título do Brasileiro, e digo que quero uma foto desse grupo porque eles merecem. Estamos a dois jogos de fazer história. Títulos não marcam só os trabalhos, mas o nosso nome na história do clube", declarou Jair após a classificação para a final.

Mesmo tendo o jogo de ida em Fortaleza, Jair descartou uma postura conservadora. O treinador afirmou que confia no elenco e que o Vitória tentará buscar vantagem já no primeiro confronto da final. "Sabemos da força do Fortaleza, mas queremos fazer um grande jogo lá, levar a vantagem para casa e, se Deus quiser, comemorar com nossa torcida", completou.

Publicidade

A grande final será decidida em duas partidas. Por ter feito uma campanha superior ao longo do torneio, o Vitória conquistou o direito de decidir o segundo jogo em casa, diante de sua torcida. O jogo de ida está marcado para 3 de junho, na Arena Castelão, em Fortaleza, e a volta para 7 de junho, no Barradão, em Salvador.

A conquista teria peso histórico para o clube. O Vitória foi campeão do Nordestão nas edições de 1997, 1999, 2003 e 2010, e agora busca o seu quinto título da competição. O clube não levanta a taça desde 2010 — ou seja, são 16 anos de espera.

Jair admitiu que o calendário pesou: com as duas partidas da final, o Vitória se tornará a equipe que mais jogou no futebol brasileiro na temporada. Desfalques como os de Baralhas, Nathan Mendes e Ramon são consequência direta do excesso de jogos, mas o treinador avalia que o trabalho vem sendo bem feito.

Se levantar a taça de campeão, o Vitória adicionará mais R$ 300 mil à cota final, fechando o torneio com um prêmio total acumulado de R$ 4,6 milhões. Além disso, o campeão do Nordestão de 2026 garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.

O clube também está nas oitavas da Copa do Brasil e próximo do G-4 do Brasileirão, o que torna 2026 um dos semestres mais promissores do rubro-negro nos últimos anos. Para Jair Ventura, a taça nordestina seria o símbolo máximo desse início de temporada.

Leia também