Paulo Afonso · BA
Última hora
PI 637
Esportes

Fenômeno emprestado: atacante do Vitória desperta assédio de clubes europeus e grandes do Brasil

Com nove gols e uma assistência em 15 jogos, Renê acende o mercado — e coloca o Leão diante de um dilema financeiro para retê-lo.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
25 de maio, 2026 · 13:02 2 min de leitura
Portal ChicoSabeTudo
Portal ChicoSabeTudo

O Vitória contratou um atacante pouco conhecido e, em poucas semanas, transformou esse mesmo jogador em um dos nomes mais cobiçados do futebol brasileiro de 2026. O atacante Renê, de 22 anos, está no centro de uma queda de braço que pode envolver clubes do Brasil, de Portugal e da França.

Publicidade

O Esporte Clube Vitória oficializou, no encerramento da primeira janela de transferências do futebol brasileiro, a contratação do atacante Renê, que vinha se destacando pela Portuguesa. O clube baiano pagou R$ 700 mil pela cessão por empréstimo até o fim da temporada, segundo informações do site Futebol Baiano, e garantiu também uma opção de compra no valor de 1 milhão de euros.

Vivendo grande fase no Vitória, o atacante já soma nove gols nos primeiros 15 jogos pelo clube e se firmou como uma das principais peças do time rubro-negro. O desempenho chamou tanto a atenção que, de acordo com o jornalista Jorge Nicola, dois grandes clubes paulistas monitoram o jogador. Além deles, um clube de Portugal e outro da França também manifestaram interesse, segundo o site Futebol Baiano.

O contrato de empréstimo, porém, prevê uma cláusula importante: o clube já manifestou interesse em exercer a cláusula de compra do jogador, estimada em cerca de 1 milhão de euros, valor divulgado pela própria SAF da Portuguesa. Se a Lusa receber uma oferta acima desse montante e o Vitória não conseguir cobri-la, o clube baiano ainda teria direito a 10% do valor da transferência como taxa de vitrine, conforme a fonte original.

Publicidade

Atualmente, o atacante é o artilheiro da Copa do Brasil, considerando os gols marcados ainda pela Portuguesa, além de ocupar a vice-artilharia da Copa do Nordeste. Em entrevista coletiva, Renê comentou a rápida ascensão da Série D para a Série A em pouco mais de um ano. "Isso é fruto do meu trabalho. É tudo muito novo, mas eu sabia que era questão de tempo. Meus objetivos são ser o artilheiro da Copa do Brasil, do Nordeste, além de ser campeão, e brigar pela artilharia do Campeonato Brasileiro", afirmou.

Carlos Renê de Sousa Ferreira tem 22 anos e nasceu em Fortaleza. Ele atua pelos lados do campo e também como centroavante, foi revelado pelo Grêmio Pague Menos, em 2022, e passou pelo São José-RS nas últimas três temporadas. Renê chamou atenção nesta temporada defendendo a Portuguesa, onde marcou sete gols e deu duas assistências em 11 partidas.

A diretoria do Vitória já trabalha com projeções financeiras para viabilizar a permanência do atacante. "Você comprar um Renê desse, aí você faz um contrato aqui de três anos, eu já tenho o salário do primeiro ano, do segundo, do terceiro, entendeu? Para não ter problema futuro", disse o dirigente. O caminho para manter o jogador existe — mas depende de o clube rubro-negro conseguir se mover mais rápido do que os concorrentes europeus e nacionais que já estão de olho no Barradão.

Leia também