Última hora
Publicidade
PMPA - 6175
Emprego

INSS promove mutirão de perícias médicas em Aracaju no fim de semana com 3,6 mil vagas disponíveis

Atendimentos ocorrem nos dias 1º e 2 de agosto em duas agências da capital sergipana, via perícia conectada, para quem aguarda na fila pelo auxílio-doença ou BPC.

Redação ChicoSabeTudo
29 de julho, 2026 · 18:00 2 min de leitura
Fachada de agência do INSS com segurados aguardando atendimento
Fachada de agência do INSS com segurados aguardando atendimento

Quem está na fila de espera por uma perícia médica do INSS em Sergipe tem uma oportunidade neste fim de semana. O Instituto Nacional do Seguro Social vai realizar um mutirão de atendimentos nos dias 1º e 2 de agosto, sábado e domingo, em duas agências de Aracaju, com 3,6 mil vagas no total, segundo informações divulgadas pelo portal A8SE.

Publicidade

As unidades participantes são a Agência Ivo do Prado, na Avenida Ivo do Prado, 448, e a Agência Siqueira Campos, na Rua Florianópolis, 349. Os atendimentos contemplam solicitações de Benefício por Incapacidade Temporária — o antigo auxílio-doença — e de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

A modalidade usada será a chamada perícia conectada. Nesse formato, o segurado comparece presencialmente à agência do INSS, mas a avaliação médica ocorre por videoconferência com peritos de outras localidades do país — uma solução que amplia o acesso da população, especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos.

Para garantir uma vaga, é preciso fazer o agendamento pelo aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central 135. O telefone 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Quem já tem perícia marcada para uma data futura pode pedir a antecipação do atendimento.

Publicidade

A ação faz parte de uma política contínua do INSS de realizar mutirões aos fins de semana em todo o país. A iniciativa busca acelerar a análise de benefícios e antecipar perícias pré-agendadas, reduzindo a fila de espera pela obtenção de benefícios previdenciários e assistenciais. A fila de espera por perícias médicas conta com centenas de milhares de solicitações em aberto em todo o Brasil.

A perícia é obrigatória em casos como pedidos de benefício por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e avaliações relacionadas ao BPC para pessoas com deficiência. Em algumas situações, também é necessária para revisões periódicas de benefícios já pagos pelo INSS.

Confira os locais de atendimento em Aracaju:

Publicidade

Agência Ivo do Prado — Avenida Ivo do Prado, 448
Agência Siqueira Campos — Rua Florianópolis, 349

O agendamento pode ser feito pelo site meu.inss.gov.br, pelo aplicativo Meu INSS disponível para Android e iOS, ou pela central telefônica 135.

Publicidade

Leia também