Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Substância presente em shampoo e esmalte pode causar diabetes tipo 2; entenda

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Diabetes Tipo 2

De acordo com um estudo divulgado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, a exposição a ftalatos (substâncias químicas presentes em diversos produtos, como sabonetes, shampoos e esmaltes) pode causar o diabetes tipo 2. A substância também está ligada à diminuição da fertilidade, além de outros problemas hormonais.

A pesquisa permitiu concluir que os ftalatos podem favorecer o surgimento de diabetes, sobretudo em mulheres, assim como aumentar as chances de adquirir outras patologias metabólicas.

 “É importante abordarmos os produtos químicos desreguladores endócrinos agora, pois são prejudiciais à saúde humana”, salientam os cientistas, em comunicado.

Os pesquisadores estudaram 1.308 mulheres ao longo de seis anos para chegarem a essas conclusões. Aproximadamente 5% das mulheres foram diagnosticadas com diabetes durante o estudo. A análise mostrou que as mulheres que estiveram expostas a altos níveis de alguns ftalatos tiveram de 30 a 63% mais chances de desenvolver diabetes.

“Nossa pesquisa é um passo na direção certa para entender melhor o efeito dos ftalatos nas doenças metabólicas, mas mais investigações são necessárias”, afirmam os envolvidos.

Diabetes tipo 2:

De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes mellitus pode se manifestar de diferentes maneiras e existem diversos tipos distintos. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil apresentam o tipo 2.

“Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento”, diz a Pasta.

O diabetes tipo 2 surge quando o organismo não metaboliza adequadamente a insulina produzida. A causa está diretamente ligada ao excesso de peso, à falta de atividade física, aos triglicerídeos elevados, à hipertensão, além de hábitos alimentares inadequados.

O Ministério recomenda acompanhamento médico para o diabetes e outras doenças que podem surgir em conjunto. 

Mais Lidas