Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Filmes vencedores da Palma de Ouro disponíveis no streaming

Descubra 10 filmes vencedores da Palma de Ouro e disponíveis em streaming no Brasil, incluindo “Parasita” e “Anatomia de uma Queda”.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

[]

Anualmente sediado na cidade francesa de Cannes, o Festival de Cannes é um dos mais prestigiados eventos cinematográficos globais. Durante o festival, uma ampla gama de filmes é exibida em diferentes categorias, como a competição oficial, sessões especiais e mostras paralelas. Os filmes são criteriosamente selecionados por um comitê organizador e concorrem a diversos prêmios.

O cobiçado prêmio máximo do festival é a Palma de Ouro, concedida ao melhor filme dentre os concorrentes. Esse reconhecimento aumenta significativamente a reputação do filme, além de atrair a atenção de distribuidores e do público global. Sendo assim, listamos 10 filmes vencedores da Palma de Ouro que estão disponíveis nos principais serviços de streaming no Brasil.

Abrindo a lista: “Anatomia de uma Queda”

O drama jurídico “Anatomia de uma Queda” estreou no 76º Festival de Cannes, em 2023, e conquistou a Palma de Ouro. O filme francês, dirigido por Justine Triet, conta com a atuação da atriz alemã Sandra Hüller. A trama acompanha uma escritora alemã que é suspeita de ter cometido o homicídio de seu marido (Samuel Theis), que caiu da janela de sua casa. Ela luta para provar sua inocência no tribunal.

O aclamado “Parasita”

“Parasita” foi o primeiro filme coreano a ganhar a Palma de Ouro, estreando no 72º Festival de Cannes em 2019. Além disso, o longa conquistou o Oscar de Melhor Filme na 92ª edição do Oscar, sendo o primeiro filme de língua não inglesa a realizar esse feito. Dirigido por Bong Joon-ho, a trama acompanha os membros de uma família pobre que vão gradualmente invadindo a realidade de uma família rica.

A abordagem experimental de “Elefante”

Dirigido por Gus Van Sant, “Elefante” estreou no 56º Festival de Cannes em 2003 e ganhou a Palma de Ouro. Com uma abordagem formal experimental, o filme retrata diversos pontos de vista do cotidiano de estudantes adolescentes em uma escola que será invadida por alunos armados. A trama é inspirada no massacre de Columbine ocorrido em 1999.

“O Pianista” e sua aclamada trajetória

Com direção de Roman Polanski e Adrien Brody no papel principal, “O Pianista” se baseia nas memórias do pianista polonês Władysław Szpilman. Brody interpreta Szpilman, que sobreviveu ao Holocausto em Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. O filme retrata sua árdua jornada enquanto ele se esconde e luta para sobreviver em meio ao horror da ocupação nazista. “O Pianista” estreou no 55º Festival de Cannes em 2002 e recebeu aclamação da crítica, conquistando a Palma de Ouro.

A profundidade de “Gosto de Cereja”

O filme iraniano “Gosto de Cereja” é um dos trabalhos mais aclamados do renomado cineasta Abbas Kiarostami. A trama acompanha um homem (Homayoun Ershadi) que dirige por Teerã em busca de alguém disposto a enterrá-lo depois que ele cometer suicídio. O longa estreou no 50º Festival de Cannes em 1997 e dividiu a Palma de Ouro com outro filme: o japonês “A Enguia”, de Shohei Imamura.

“Pulp Fiction” e seu legado icônico

Um dos filmes mais influentes dos anos 90, “Pulp Fiction” foi o vencedor da Palma de Ouro no 47º Festival de Cannes, em 1994. Além disso, o aclamado filme também ganhou um Oscar de Melhor Roteiro Original. Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, a trama segue vários personagens e histórias entrelaçadas de crime e violência, ocorrendo de forma não linear. John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Tim Roth, Ving Rhames e Uma Thurman estrelam a produção.

A jornada em “Paris, Texas”

O road movie “Paris, Texas” recebeu muitos elogios da crítica especializada em seu lançamento. Multipremiado, o longa ganhou a Palma de Ouro no 37º Festival de Cannes, em 1984. Dirigido por Wim Wenders, a trama acompanha um homem (Harry Dean Stanton) que reaparece após ter desaparecido por anos. O filme mostra a reconexão do personagem com seu filho de 7 anos (Hunter Carson) em uma viagem em busca de sua ex-mulher (Nastassja Kinski).

A grandiosidade de “Kagemusha, a Sombra do Samurai”

Dirigido pelo renomado Akira Kurosawa, “Kagemusha, a Sombra do Samurai” é um filme épico de jidaigeki. O elogiado filme japonês ganhou a Palma de Ouro empatado com o musical americano “All That Jazz – O Show Deve Continuar”, de Bob Fosse, no 33º Festival de Cannes em 1980. Na trama, um ladrão comum é usado como sósia do moribundo senhor da guerra Shingen Takeda, a fim de enganar os inimigos e manter a coesão do clã.

O clássico “Taxi Driver”

Um dos filmes mais bem-sucedidos de público e crítica na carreira de Martin Scorsese é “Taxi Driver”. Isso é bem simbolizado pela Palma de Ouro que o longa recebeu no 29º Festival de Cannes, em 1976. Robert De Niro estrela o filme, interpretando Travis Bickle, um perturbado taxista em Nova York que mergulha em uma espiral de alienação. Jodie Foster, Cybill Shepherd, Harvey Keitel, Peter Boyle, Leonard Harris e Albert Brooks compõem o elenco.

A relevância de “A Doce Vida”

Escrito e dirigido por Federico Fellini, “A Doce Vida” é considerado um dos mais importantes filmes do cinema italiano. No 13º Festival de Cannes, em 1960, o longa ganhou a Palma de Ouro. Marcello Mastroianni estrela o filme como um jornalista de tabloide e aspirante a escritor que navega pela alta sociedade de Roma, em uma busca incessante por prazer em meio ao vazio da vida moderna.

Mais Lidas