Última hora
Publicidade
PMPA - 6175
Cultura

Antes dos shows, Festival Pernambuco Meu País leva oficinas gratuitas de cultura, moda e música a Salgueiro

Forma PE abre a passagem do festival pela cidade sertaneja com quatro atividades de qualificação profissional entre os dias 22 e 25 de julho, no Centro Vocacional Tecnológico.

Redação ChicoSabeTudo
22 de julho, 2026 · 07:49 2 min de leitura
Oficina do Forma PE no Centro Vocacional Tecnológico de Salgueiro durante o Festival Pernambuco Meu País 2026
Oficina do Forma PE no Centro Vocacional Tecnológico de Salgueiro durante o Festival Pernambuco Meu País 2026

O Festival Pernambuco Meu País chegou a Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, mas os grandes shows ainda não são o primeiro ato. Antes da programação artística, o festival abre sua estadia no município com uma agenda de formação e qualificação profissional gratuita, por meio do Forma PE — o núcleo itinerante de capacitação do evento.

Publicidade

Entre os dias 22 e 25 de julho, o Forma PE realiza quatro atividades abertas ao público no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), localizado na Rua Ana Nunes de Carvalho Barros, número 120. As áreas contempladas são produção cultural, música, moda e criação sustentável.

A programação começa com a Oficina de Produção e Gestão Cultural, ministrada por Gabriel de Lisboa, nos dias 22 e 23 de julho, das 14h às 18h. Com oito horas de carga horária, a formação é voltada para maiores de 18 anos e aborda fundamentos como elaboração de projetos, editais de fomento, captação de recursos e planejamento. A atividade exige pré-inscrição.

Também no dia 23, pela manhã, acontece a Vivência Interativa Rítmica, conduzida por Rafael Tavares, das 9h às 10h30. A atividade é de classificação livre, com indicação especial para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. A proposta é explorar o corpo e o ritmo a partir de referências da cultura popular nordestina, como baião, xaxado, ciranda e maracatu.

Publicidade

No sábado, dia 25 de julho, são duas atividades simultâneas. O Workshop de Passarela, ministrado por Nestor Mádenes, acontece das 9h às 12h para participantes a partir de 14 anos, com técnicas de desfile, postura e expressão corporal — sem necessidade de inscrição prévia. No mesmo horário, das 9h às 13h, a Oficina de Upcycling Radical, conduzida por Bisoro, propõe a criação de peças vestíveis e máscaras a partir de técnicas de costura criativa e reaproveitamento de descartes têxteis. Esta exige pré-inscrição.

Os links para inscrição nas atividades que exigem cadastro prévio estão disponíveis no perfil oficial do festival no Instagram, @festivalpernambucomeupais.

O Forma PE é uma das marcas da 3ª edição do Festival Pernambuco Meu País. Segundo a diretora do festival, Carla Pereira, o programa "cria oportunidades de aprendizado, troca de experiências e qualificação profissional para quem vive e produz cultura nos municípios por onde o festival passa".

Publicidade

O festival é promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), da Fundarpe e da Empetur, com apoio dos municípios. A edição 2026 é itinerante e passa por dez cidades do Agreste e Sertão do estado, entre 15 de julho e 30 de agosto. Em Salgueiro, a programação artística — com shows de João Gomes, Claudia Leitte e Dilsinho, entre outros — acontece de 24 a 26 de julho, na Praça da Bomba.

Publicidade

Leia também