Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem é encontrado sem vida em residência no centro de Paulo Afonso

Jovem é decapitada após não corresponder a interesse amoroso de idoso no Ceará

Irmãos morrem em acidente a caminho do velório da mãe

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Polícia e investigação

Operação que resultou na morte de indígena na Bahia foi planejada por cerca de 200 fazendeiros através do WhatsApp

Morte de indígena em conflito de terra gera protestos e ação governamental na Bahia.

Última atualização: 22/01/2024 19:08
Compartilhar
Compartilhar

Potiraguá, BA – Uma operação que resultou na morte de Maria Fátima Muniz de Andrade, indígena na cidade de Potiraguá, sul da Bahia, foi planejada por aproximadamente 200 fazendeiros através de um grupo no WhatsApp. Esta informação foi divulgada pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) na última segunda-feira (22), após a visita da ministra Sonia Guajajara à região.

A ação ocorreu em uma área denominada Fazenda Inhuma, recentemente ocupada por indígenas do povo Pataxó Hã Hã Hãe, que a consideram território de ocupação tradicional. O grupo de fazendeiros e comerciantes, autodenominado “Invasão Zero”, organizou-se para reaver a propriedade, sem decisão judicial, utilizando dezenas de caminhonetes.

Durante o confronto, que aconteceu no domingo (21), dois fazendeiros foram detidos, incluindo o responsável pelos disparos que vitimaram Maria Fátima Muniz de Andrade. Um indígena, armado artesanalmente, também foi preso. Conforme relatos da Polícia Militar, um fazendeiro foi ferido por uma flecha e outras sete pessoas sofreram lesões, mas sem risco de morte. Entre os feridos, está uma mulher com o braço quebrado e o cacique Nailton Muniz Pataxó, que foi baleado mas sobreviveu.

Maria Fátima foi sepultada na tarde de segunda-feira na região de Pau Brasil, onde residia. A ministra Sonia Guajajara, após desembarcar em Ilhéus, visitou as vítimas internadas no Hospital Costa do Cacau e se dirigiu à fazenda onde ocorreu o confronto.

Em paralelo, integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) bloquearam trechos da BR-101 nos municípios de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Itabela, em solidariedade aos indígenas e solicitando rapidez nas investigações.

O governador Jerônimo Rodrigues, eleito em 2022 e autodeclarado indígena, convocou uma reunião no domingo com secretários e chefes de segurança, visando intensificar o monitoramento em áreas de conflito. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) ampliou o patrulhamento na região, com a participação de unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil, que estão coletando depoimentos de testemunhas. O caso está sendo investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul).

TAGS:BahiadestaqueFazenda InhumaindígenaPotiraguá

RELACIONADAS

Tamanho-G1Ba-42-.Jpeg
Segurança morre atropelado por retroescavadeira em obra do parque de Pituaçu
Foto: Pm / Ba
Jacaré-anão resgatado pela PM em Dias d’Ávila
Foto: Reprodução / Google Streeet View / Seap
Homem com mandado por estupro é preso no oeste da Bahia
Capa.jpg
Rondesp Nordeste impede tentativa de feminicídio na Alvorada de Jeremoabo e apreende pistola
Apreensão de Drogas: Seis detidos em Senhor do Bonfim pela PM
Governo da Bahia entrega fuzis e viaturas para fortalecer policiamento no interior

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Polícia e investigação

Corregedoria da Bahia investiga prisão de 1.400 dias

Polícia e investigação

Cinco pessoas são presas após jovem ser torturada e enterrada em terreno baldio na Bahia

Polícia e investigação

Delmiro Gouveia: mulher é agredida após recusar investida de homem

Cenário Político

Governo da Bahia abre inscrições para programas que oferecem CNH gratuita a 12 mil beneficiários

Polícia e investigação

Vendedor de yakisoba é procurado por matar jovem e jogar corpo para pit bulls

Polícia e investigação

Megaoperação policial cumpre mandados em Paulo Afonso e outras cidades da Bahia

Polícia e investigação

Mais de 10 celulares são recuperados e homem é preso em flagrante durante Alvorada de Jeremoabo

Foto: Divulgação / Pc-Ba
Polícia e investigação

MPT abre inquérito sobre trabalho análogo à escravidão em Alagoinhas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?