A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) trouxe uma ótima notícia para os jovens cientistas e inovadores do estado! Recentemente, foi publicada a lista preliminar dos projetos de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino que podem receber apoio financeiro.
Essa iniciativa é um verdadeiro empurrão para que esses talentos baianos possam mostrar seu trabalho em feiras e eventos importantes, tanto no Brasil quanto lá fora. A expectativa é que o financiamento ajude a custear a participação dos estudantes entre os dias 16 de fevereiro e 15 de maio de 2026, abrindo portas para experiências incríveis.
Estímulo ao protagonismo estudantil: o programa Da Bahia para o Mundo
O apoio aos estudantes faz parte do Edital nº 23/2024, que integra o ‘Programa Da Bahia para o Mundo’. Ele garante que os jovens possam participar de eventos durante o ano letivo, cobrindo despesas essenciais como passagens, diárias e taxas de inscrição. O programa é inclusivo e atende estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e de outras modalidades oferecidas pela rede estadual.
Para a SEC, essa é uma forma de estimular a criatividade, valorizar a pesquisa e fortalecer o papel de destaque dos estudantes. A ideia é que eles ocupem cada vez mais espaços de produção de conhecimento, não só no cenário nacional, mas também internacional.
O edital foi cuidadosamente pensado, com um cronograma organizado para inscrições, seleções e resultados. Isso cria um novo ciclo de incentivo à produção sociocientífica, que surge de projetos estruturantes, de iniciação científica e de tecnologia, idealizados pelos próprios estudantes e seus professores.
Experiências que abrem horizontes
Participar de eventos internacionais é muito mais do que buscar prêmios; é um incentivo poderoso ao protagonismo dos estudantes. Um exemplo disso aconteceu em setembro do ano passado, quando 20 estudantes de seis colégios estaduais da Bahia levaram seus projetos de pesquisa para o Encontro Sul-Americano de Ciências e Tecnologias, no Paraguai.
Um dos destaques foi o projeto ‘E-papel: uso da fibra de coco para fabricação de papel sustentável’, desenvolvido pelos alunos do Colégio Estadual da Bahia – Central. Essa iniciativa mostra bem o potencial inovador dos estudantes baianos.
No mesmo mês, outras equipes, de escolas estaduais de Santa Bárbara, Catu e Serrinha, marcaram presença na Feira Internacional de Ciências, Tecnologia e Inovação (FICTIMC), na Colômbia. As pesquisas apresentadas lá abordaram temas de ponta nas áreas de Ciências da Natureza, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Meio Ambiente, mostrando a diversidade e a qualidade dos trabalhos.
Próximos passos e como conferir
Quem está na expectativa deve ficar atento: o resultado final com a lista definitiva dos projetos selecionados está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro. Essa publicação acontece após o fim do prazo para a apresentação de recursos. A lista preliminar completa pode ser conferida no site oficial da Educação do Estado da Bahia, na seção de seleções e concursos (ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos).







