Última hora
Publicidade
PI 63867
Serviço

Bahia: mais de 120 cidades têm avisos de chuva e granizo hoje

Inmet emitiu avisos para tempestade, baixa umidade e ventos costeiros; parte deles vale até segunda-feira (7)

Redação ChicoSabeTudo
07 de setembro, 2026 · 12:26 2 min de leitura

Mais de 120 municípios da Bahia entraram em alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (6). Os avisos tratam de riscos diferentes: tempestade com possibilidade de granizo, baixa umidade do ar, acumulado de chuva e ventos costeiros. O Farol da Bahia contabilizou o número exato de 122 cidades atingidas pelos alertas.

Publicidade

A maior parte dos avisos vale até 23h59 deste domingo. Já o alerta para ventos costeiros segue ativo até as 11h desta segunda-feira (7), atingindo municípios do litoral.

No aviso de tempestade, o Inmet prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. Segundo o instituto, o risco é baixo para queda de galhos, alagamentos, danos a plantações e interrupção no fornecimento de energia. As cidades incluídas nesse alerta são Barreiras, Cândido Sales, Cocos, Condeúba, Correntina, Encruzilhada, Formosa do Rio Preto, Itanhém, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mortugaba, São Desidério e Sebastião Laranjeiras.

O alerta de baixa umidade atinge municípios de diferentes regiões do estado, com previsão de umidade relativa do ar entre 20% e 30%. O Portal Fala Você Notícias registrou que esse aviso também alcança cidades do sudoeste baiano, como Guanambi, Caetité, Candiba, Carinhanha, Iuiu, Matina, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras e Tanque Novo. Segundo esse portal, a baixa umidade pode ressecar as vias respiratórias e aumentar o risco de incêndios em áreas de vegetação. A recomendação do Inmet é reforçar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nos horários mais secos e reduzir a exposição ao sol nos períodos mais quentes.

Publicidade

Já o aviso de acumulado de chuva atinge 18 municípios, principalmente no extremo sul da Bahia. A previsão é de volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis. Estão nessa lista Alcobaça, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.

O alerta de ventos costeiros também abrange municípios do litoral e pode provocar intensificação dos ventos e movimentação de dunas sobre construções na orla. Fazem parte desse aviso Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.

Não há confirmação de alerta específico para Paulo Afonso e municípios vizinhos, como Glória, Rodelas, Chorrochó, Macururé, Jeremoabo, Delmiro Gouveia e Pariconha. Uma previsão semanal do Inmet, divulgada em 31 de agosto, indica que o interior da Bahia deve seguir com tempo seco e baixa umidade no período, sem chuva prevista, enquanto os maiores volumes ficam concentrados no litoral sul, perto de Porto Seguro.

Publicidade

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Publicidade

Leia também