Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Saúde

Gripe na Bahia: Casos graves de Influenza A param de crescer, mas vacinação ainda preocupa

Apenas 11% do público-alvo se vacinou no estado; meta é imunizar 3 milhões de pessoas até o fim de maio.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Saúde
28 de abril, 2026 · 03:06 1 min de leitura

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela Influenza A pararam de subir na Bahia. O dado, confirmado pelo último boletim da Fiocruz, traz um alívio momentâneo para o sistema de saúde, indicando uma interrupção no crescimento da doença no estado e em outras regiões do Nordeste.

Publicidade

Apesar da estabilização, o sinal de alerta continua aceso. A Influenza ainda é responsável por 43,7% das mortes por vírus respiratórios registradas no país. Na Bahia, a tendência de longo prazo para problemas respiratórios graves ainda mostra sinais de crescimento, o que exige atenção redobrada da população.

A principal preocupação das autoridades de saúde no momento é a baixa procura pela vacina. Até agora, apenas 11% dos baianos que fazem parte dos grupos prioritários foram imunizados. A meta do governo é vacinar mais de 3 milhões de pessoas até o dia 30 de maio, mas apenas 288 mil doses foram aplicadas até o momento.

Especialistas reforçam que a vacina é a única ferramenta capaz de evitar internações e mortes. Mesmo que o imunizante não impeça a infecção em 100% dos casos, ele é fundamental para reduzir a gravidade da doença e impedir que os hospitais fiquem superlotados.

Publicidade

A campanha atual foca nos grupos de risco, que incluem idosos a partir de 60 anos, gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos. O Ministério da Saúde já distribuiu milhões de doses e orienta que os municípios intensifiquem as estratégias para atrair o público aos postos de saúde.

Enquanto o estado tenta atingir a meta de vacinação, Salvador apresenta um cenário ligeiramente melhor, com queda ou interrupção no avanço dos casos de SRAG. O esforço agora é para que essa realidade se espalhe por todo o interior baiano antes do inverno.

Leia também