As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e as projeções para a ampliação do sistema ferroviário foram o foco de uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (13) na Ilha de São João, em Simões Filho, na Bahia. O encontro, presidido pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), abordou a relevância do modal para a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico da região metropolitana.
A discussão foi aprovada pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), atendendo a uma solicitação do próprio deputado Almeida. Durante a audiência, foram apresentadas as etapas em andamento do projeto e as perspectivas de conexão futura a outras cidades, como Alagoinhas.
Visita Técnica e Próximos Passos
Um dos anúncios da audiência foi a organização de uma comitiva governamental, programada para 10 de setembro. Este grupo, que incluirá deputados e vinte representantes das comunidades diretamente impactadas, visitará a fábrica da CAF, em Hortolândia, São Paulo. O objetivo é inspecionar os trens que passarão por adaptações antes de iniciar a operação do VLT.
O deputado Robinson Almeida ressaltou a magnitude da iniciativa.
“É a maior obra de mobilidade urbana em execução no Brasil, que vai integrar a região metropolitana, fortalecer o desenvolvimento de Salvador e de Simões Filho, com mais oportunidades e geração de emprego para a população. O VLT não é só um transporte, é uma obra de desenvolvimento econômico, de integração e de transformação social”
, afirmou Almeida, destacando o impacto multifacetado do projeto.
Expansão e Impacto Social
O novo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, detalhou os planos de expansão. Inicialmente, o modal deve ser ampliado em 6 km até Mapele e, posteriormente, alcançar Camaçari, adicionando um trecho de 24 km. A mais ambiciosa das projeções futuras indica a possibilidade de estender o VLT até Alagoinhas, em um acréscimo de 101 km ao sistema.
Lafuente também enfatizou o benefício social das obras. No Lote 1, o projeto já emprega 1.658 trabalhadores, dos quais 96,8% são baianos e 60,28% residem no entorno da obra. A presença feminina na força de trabalho é notável, com 10,01% das vagas ocupadas por mulheres, incluindo posições técnicas e de liderança. O gestor da CTB acrescentou que a implantação do VLT engloba uma revitalização urbana abrangente, com intervenções que incluem:
- Obras de drenagem pluvial
- Duplicação de vias
- Intervenções urbanísticas
- Restauração de edificações
- Melhorias de infraestrutura
Andamento das Obras
Atualmente, o Lote 1 do projeto, que compreende o trecho entre a Calçada e a Ilha de São João, registra 29,86% das obras concluídas. Este segmento, com quase 17 km de extensão, incluirá 18 paradas, dois pátios de manutenção, um terminal de ônibus integrado e quatro obras de arte especiais, como a Ponte de São João e os Túneis de Periperi.
A previsão é que uma parte inicial deste lote, correspondente a 4 km entre a Calçada e o Lobato, seja inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) até julho de 2026. Esta etapa contará com operação assistida e gratuita para a população. A finalização completa de todo o sistema VLT está projetada para o ano de 2028.