Connect with us

Cenário Político

Vereadores aprovam por unanimidade benefício para vítimas de calamidade em Salvador

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Por unanimidade, os vereadores de Salvador aprovaram, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), o projeto de Lei nº 109/15, do Executivo municipal, que estabelece auxílio de até três salários mínimos para vítimas de calamidades na capital baiana. A ajuda valerá tanto para casos de deslizamento de terra e desabamentos, como incêndios e outras tragédias. A concessão do auxílio está condicionada à emissão de laudo técnico pelos órgãos municipais competentes.

O projeto foi discutido com o prefeito ACM Neto, na tarde de terça-feira, pelo presidente Paulo Câmara (PSDB), pelos líderes das bancadas, Joceval Rodrigues (PPS – governo) e Luís Carlos Suíca (PT – oposição), além dos vereadores Leo Prates (DEM), Gilmar Santiago (PT), Aladilce Souza (PCdoB), Sílvio Humberto (PSB), Hilton Coelho (PSOL) e Vânia Galvão (PT).

Camara-De-Vereadores-1No encontro para discussão do texto do projeto os vereadores da oposição entregaram a ACM Neto um documento reivindicando, além do socorro emergencial às vítimas, que envie à Câmara, também, projeto propondo a adoção de medidas estruturantes para evitar tragédias como a que se abateu sobre Salvador. E que os secretários das pastas envolvidas compareçam à Casa para esclarecer as medidas e tirar dúvidas dos vereadores.

Carta aberta

Durante as sessões de terça e quarta-feira os vereadores se manifestaram sobre a tragédia que somou 15 mortes em deslizamentos de terra nas localidades de Barro Branco, em San Martim, e Marotinho, no Bom Juá, solidarizando-se com os moradores da cidade.

O líder do governo conclamou todos os vereadores para aprovar o projeto, por unanimidade, mostrando que a Câmara está unida, “deixando as diferenças de lado para amenizar a dor das vítimas”. Os partidos de oposição (PCdoB, PT, PSB, PTN e PSOL) divulgaram carta aberta em solidariedade à população atingida pelas chuvas e cobrando investimentos em prevenção, incluindo contenção de encostas e macro drenagem. O vereador Edvaldo Brito (PTB) fez questão de subscrever o documento, contestando apenas o termo “oposição”.

Fonte: varelanoticias

Mais Lidas